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A importância de investir na saúde

Muitas pessoas acreditam que ser saudável é um estilo de vida bastante exclusivo. Não poderiam estar mais enganados. Há opções sustentáveis para todos os orçamentos. Além disso, os cuidados com a saúde precisam ser encarados como investimento e não um custo. “Se pensar nisso como um peso para o bolso, você está começando errado. Você não está entrando no jogo. Você está pagando pelo jogo. E pagar é fácil. Paga a academia, mas não vai. Paga o personal (trainer), mas dá bolo. Tem que ser algo que funcione para o bolso e para a saúde’, ensinou o profissional de educação física Jéfter Campos.

No Recife, há programas gratuitos oferecidos pela prefeitura em vários bairros, com aulas esportivas e a liderança de profissionais especializados. Sobre academias e escolinhas, existe um leque de alternativas que cabe no bolso de muita gente. É necessário ter paciência para procurar e encontrar a modalidade que proporcionará bem-estar e qualidade de vida. Trate a saúde como prioridade. A nutricionista Laiz Cabral reforça a importância do cuidado. “Não é caro ser saudável. Manter o estilo de vida saudável com alimentos naturais é mais acessível do que comprar os produtos industrializados. Os suplementos podem sim ter um custo mais elevado. Mas há alternativas para substitui-los por ovos, frango, peixes”, argumentou a especialista.

Agachamento

Para quem quer tonificar músculos e acelerar o metabolismo, o agachamento é um dos queridinhos das academias. Especialistas esclarecerem que o exercício é bastante funcional, pois simula movimentos que são executados todos os dias. Você já tentou ficar acocorado por alguns segundos? Além disso, agachamentos ativam vários músculos simultaneamente, o que oferece maior eficiência, gasto energético e economia de tempo durante o treino.

Controle a asma

A asma é bastante comum no Brasil, com cerca de 26 milhões de pessoas, e é caracterizada pela inflamação das vias aéreas. Com o tratamento adequado, a doença pode ser controlada e diferente do que muitos pensam, nada impede a prática de atividade física. Pelo contrário, os exercícios são recomendados para auxiliar no tratamento. Para se ter uma ideia, atletas de alta performance com Cesar Cielo, da natação, e a jogadora Marta já receberam o diagnóstico.

Reabilitação

Muito se fala sobre a importância dos exercícios na prevenção de doenças cardiovasculares. Porém, muitas pessoas ainda acreditam que, após um infarto do miocárdio ou outra intercorrência cardíaca, fazer atividades que exijam esforço físico está fora de cogitação, o que é um equívoco. Estudos comprovaram que o exercício supervisionado é altamente recomendado para o processo de reabilitação, com benefícios para o tratamento de longo prazo e para a qualidade de vida do paciente.

Alimentos que oferecem energia

Cansaço e indisposição estão frequentes no seu dia a dia? Além do descanso, a escolha estratégica por alguns alimentos pode reduzir a sensação de fraqueza. De acordo com a nutricionista Aline Andrade, a deficiência de vitaminas do complexo B e deficiência de magnésio podem contribuir para o cansaço. Aposte no consumo de castanhas, cereais integrais, folha verde escura, peixes e frutos do mar. Alimentos ricos em vitaminas do complexo B como banana, carnes, vegetais verdes folhosos e ovos.

Go Running

O Recife receberá a segunda etapa da Go Running no próximo dia 10 de fevereiro. O evento contará com corridas de 5km e 10km, além de atrações após o final da prova com feira fitness e aula de zumba, com a convidada especial Lorena Improta. A largada será no Cais da Alfândega, a partir das 7h.

Para a rotina

Sente dificuldade em fazer exercícios com regularidade? Especialistas sugerem três passos que podem mudar de vez sua rotina saudável. Primeiro, não estabeleça mudanças drásticas. A dica serve para hábitos alimentares e treinos. Acorde mais cedo e pratique alguma atividade pela manhã. Por fim, se inscreva em algum evento ou corrida que o mantenha motivado.

Fit na Jaqueira

Para quem adora doces e não quer sair da dieta na hora da sobremesa, a Padaria Jaqueira oferece um cardápio repleto de opções saudáveis. Entre os queridinhos dos clientes estão o brownie de abobrinha, mufim de banana, bolinho de amêndoas, queijadinha low carb, miniquiche funcional e o delicioso petit cacau.

Mais massa magra

Quer potencializar a construção de massa magra? Muitos nutricionistas apostam em um cardápio com receitas que levam atum. Para quem pratica atividades físicas, o peixe é uma opção saudável e boa fonte prática e importante de proteínas.

‘Os processos de microfiltragem estão muito avançados, de maneira que mesmo o whey protein concentrado já possui uma alta quantidade de proteínas e baixíssima de lactose e gorduras. Este é o melhor custo benefício. Mas quem possui intolerância à lactose pode não se dar muito bem”, disse o nutricionista Bruno Fischer.