Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

PRESIDENTE DO CREMEPE VISITA A Fundação Altino Ventura

O presidente do Conselho Regional de Medicina em Pernambuco – Cremepe, Dr. Mario Fernando Lins, visitou a Fundação Altino Ventura – FAV, na última quarta-feira (30/1), para avaliar a situação dos médicos que atendem na emergência 24h da instituição. Única emergência oftalmológica 24 h  de Pernambuco credenciada ao SUS, a unidade atende cerca de 400/500 pacientes por dia, muito mais que a capacidade instalada. Além de sobrecarregar os profissionais que prestam o atendimento, a alta demanda acaba dificultando o acesso da população ao serviço médico especializado.

No último dia 23 de janeiro, representantes do Cremepe, Secretaria Estadual de Saúde e FAV participaram de audiência junto ao Ministério Público de Pernambuco – MPPE, para tratar das limitações da FAV na assistência de emergência oftalmológica. Ficou deliberado que a SES deve apresentar, num prazo de 20 dias, uma proposta para os casos de urgência em oftalmologia, incluindo estudo da rede assistencial que permita o redirecionamento da excessiva demanda espontânea atualmente atendida na Fundação Altino Ventura. Após esse prazo, o Estado terá quatro meses para viabilizar essa situação.

“Nós do Cremepe temos ciência da grande sobrecarga de trabalho dos médicos e como isso pode, inclusive, prejudicar a qualidade da formação dos residentes”, analisou Dr. Mario Lins. “Estamos em busca de uma solução, por meio da ampliação da rede de atendimento. Vamos acompanhar e exigir das autoridades que a saúde tenha a atenção que merece. Os residentes estão sobrecarregados e precisam de mais tempo para se preparar profissionalmente. Faremos o possível para minorar o sofrimento da população e salvaguardar os interesses da classe médica, para que não sofra mais do que está sofrendo Iremos acompanhar e cobrar soluções rápidas por parte da Secretaria de Saúde do Estado e, se for preciso, iremos recorrer ao governador do Estado”, pontuou.