Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Por surto, 9 mil são vacinados em navio

Cerca de 9 mil passageiros do transatlântico MSC Seaview foram vacinados contra sarampo em Santos, no interior paulista, por causa de um surto da doença no navio. Quase 1,3 mil tripulantes da embarcação haviam sido imunizados anteontem, em Balneário Camboriú. No cruzeiro, há 18 tripulantes com suspeita de ter contraído o vírus.

Os 9.370 passageiros estão recebendo dose da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Segundo a chefe do departamento de vigilância em saúde de Santos, Ana Paula Valeiras, o procedimento chamado de “bloqueio vacinal” é totalmente seguro. “Quem se recusar a tomar assina um termo antes de embarcar, mas tivemos menos de 1% de negativa.” Segundo a MSC Cruzeiros, responsável pela viagem, os tripulantes afetados “foram imediatamente mantidos em observação e isolamento, recebendo visitas diárias” dos médicos. No total, 19 foram afetados, mas todos estão em boa saúde. Nove deles já se recuperaram totalmente.

Outros 10 ainda estão isolados em suas cabines e estão melhorando.

Nenhum passageiro, diz a MSC, reportou sintomas à equipe médica. A empresa diz ter trabalhado em “estreita colaboração” com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O caso. No sábado, quando o navio estava atracado em Santos, a Anvisa foi informada de que 13 tripulantes passaram mal e tinham sintomas diversos, como febre, prostração súbita e manchas pelo corpo.

Eles foram isolados, submetidos a exames e a embarcação recebeu autorização da Agência para seguir viagem até Santa Catariana.

Inicialmente, a suspeita era de rubéola, mas depois os exames indicaram sarampo.