Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe lamenta o falecimento do Dr. Mario Guimarães

Com imenso pesar o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) lamenta o falecimento do médico obstetra Mario Vasconcelos Guimarães, nesta segunda (25/02). O médico formado na UFPE em 1952 era referência na especialidade no Estado, exemplo de competência e dedicação à medicina. Pelos colegas era conhecido por ser “apaixonado pela literatura e pelo cinema e dizem os que o conheciam de perto que era um fiel amigo, além de ser brincalhão. Tinha uma dedicação especial à sua família”, disse Gilson Edmar no discurso da Medalha Maciel Monteiro em 2007. Dr. Mario deixará saudade aos amigos, familiares e pacientes. O velório será a partir das 11h e o sepultamento ocorrerá às 17h de hoje (25/02), no cemitério Morada da paz, em Paulista.

HISTÓRIA

Mário Vasconcelos Guimarães nasceu na cidade de Canhotinho, em Pernambuco, filho do médico Clóvis Fontenelle Guimarães e de Francisca Vasconcelos Guimarães. Entretanto, ele se diz goianense, pois o pai se transferiu para Goiana quando tinha três meses de idade. Estudou o primário no Colégio da Sagrada Família até os 10 anos, porque, a partir daí, no colégio só receberia meninas. Terminou o primário no Colégio Santo Alberto de Cecília. Cursou o ginasial no Colégio Salesiano, no Recife, onde também estudei, e o científico no Colégio Oswaldo Cruz.

Mário Guimarães concluiu o curso médico em 1952, pela então Faculdade de Medicina da Universidade do Recife, na velha escola do Derby. Como estudante, foi estagiário do Serviço de Cirurgia Geral e de Mulheres, do Prof. João Alfredo, no Hospital Centenário e do Serviço de Tocoginecologia, do Prof. Martiniano Fernandes, na Maternidade da Encruzilhada.

Mário Guimarães criou e coordenou a Central de Leitos de Pernambuco na área da Obstetrícia. Foi Coordenador Regional de Controle e Avaliação do ex-INAMPS, instalou e chefiou a primeira Auditoria Médica Federal em Pernambuco. É membro efetivo da Associação dos Ginecologistas e Obstetras de Pernambuco, na qual exerceu cargos de direção e assessoria e recebeu os títulos de Sócio Emérito e de Ética Profissional. Tem participação efetiva em nossa Associação Médica de Pernambuco, da qual foi tesoureiro em três gestões. Já recebeu homenagem em reconhecimento por sua atividade pela Associação Médica de Pernambuco, em conjunto com o CREMEPE e o SIMEPE. Foi agraciado em 2007 com a Medalha Maciel Pinheiro.

**Com informações do Jornal de Medicina de Pernambuco – edição comemorativa – texto de Gilson Edmar.