Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe participa do acolhimento dos 93 novos residentes da Secretaria de Saúde do Recife

Foto: Ikamahã/Sesau PCR

O presidente do Cremepe, Mario Fernando Lins, participou nesta sexta-feira (8) do acolhimento dos 93 novos residentes dos Programas de Residências em Saúde do Recife. Os profissionais de diversas áreas da saúde foram recepcionados no auditório do Banco Central, no bairro de Santo Amaro, pelo secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, e por um bloco de Carnaval organizado pelos residentes mais antigos. Os novatos atuarão nas unidades de saúde da família, policlínicas e maternidades da rede municipal de saúde.

De acordo com o secretário, o processo de formação prática tem como objetivo formar profissionais e qualificar trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) para o fortalecimento das redes de atenção à saúde e a gestão descentralizada. “Parabenizo todos os residentes por chegarem até esse nível da formação. Meu conselho é que vocês mantenham o olhar sempre voltado aos usuários de saúde, pois o foco do nosso trabalho é sempre cuidar deles da melhor forma possível”, orientou Jailson Correia.

Ainda este mês, 78 residentes concluem a formação iniciada no ano passado. Desde 2010, a Secretaria Municipal de Saúde aumentou a oferta de vagas, totalizando 192 novos profissionais por ano.

Uma das residentes mais entusiasmadas desta sexta foi a bióloga Jéssica Leite, 28 anos, moradora do município de Cachoerinha. “A residência é o mais alto nível do padrão de formação para os cursos nas áreas de saúde. Estou animada para aprender o máximo e poder levar esse conhecimento para minha terra”, disse a jovem que conseguiu uma vaga na residência em Saúde Coletiva do Recife.

Ao todo, a rede municipal de saúde possui nove programas de residência em saúde: Medicina de Família e Comunidade, Médica em Psiquiatria, Enfermagem em Atendimento Pré-hospitalar, Enfermagem Obstétrica, Multiprofissional em Saúde Coletiva, Multiprofissional na Rede de Atenção Psicossocial, Multiprofissional em Saúde da Família, Multiprofissional em Vigilância em Saúde e Odontologia em Saúde Coletiva. Os residentes atuarão na atenção básica de saúde e na média complexidade do Recife.

Participaram da solenidade desta sexta os representantes dos conselhos das categorias profissionais, representantes do Conselho Municipal de Saúde, as coordenações das Comissões das Residências Médicas e Multiprofissional da Secretaria de Saúde do Recife, representantes do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Também estiveram no evento os coordenadores e supervisores dos programas de residência em saúde e gestores da pasta.

Fonte:  SESAU