Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Medicina do Trabalho e Médicos de Fronteira realizam reuniões

A Comissão de Integração dos Médicos de Fronteira reuniu-se nesta terça-feira (14) para trabalhar na edição da Cartilha sobre Saúde Indígena, a ser lançada em breve pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). A cartilha é destinada aos médicos que vão trabalhar com a população indígena e aborda os principais problemas de saúde enfrentados pelos povos da floresta. “São pacientes que têm características muito específicas, que devem ser levadas em conta na hora do atendimento”, explicou a coordenadora da Comissão, Dilza Ribeiro.

No debate desta terça-feira, por exemplo, o epidemiologista e coordenador adjunto da Pastoral da Criança, Nelson Arns, explicou que problemas simples podem se agravar entre os indígenas. “Crianças estão perdendo dedos devido ao bicho de pé”, explicou. Na reunião, foi sugerido que fosse incluído um tópico sobre esta enfermidade, além de outro sobre o funcionamento dos Caps e o calendário de vacinação.

Participaram da reunião: Ademar Carlos Augusto, Alberto Carvalho de Almeida, Alceu dos Santos Silva, Dilza Terezinha Ambros Ribeiro, Faisul Augusto Alderete Esgaib, Jeancarlo Cavalcante, Josemar Câmara Feitosa, Maria das Graças Creão, Nelson Arns Neumann e Wirlande Santos da Luz.

Medicina do Trabalho – Já a Câmara Técnica de Medicina do Trabalho discutiu a programação do próximo fórum, marcado para o dia 8 de agosto, em Brasília. Outro assunto debatido foi a Resolução CFM 2219/18, que regulamenta o registro de especialidade de médicos do trabalho cadastrados em livros específicos até 4 de setembro de 2006. Participaram dessa reunião: Alberto Carvalho de Almeida, Carlos Magno Pretti Dalapicola, Josierton Cruz Bezerra, Márcia Cristina das Dores Bandin, Mirian Pertétua Palha Dias Parente e Vera Lúcia Zaher-Rutherford.