Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

CFM anuncia série de videoaulas sobre imunização

Às vésperas Dia Mundial da Imunização, celebrado em 9 de junho, o Conselho Federal de Medicina (CFM) anuncia a produção de uma nova série de videoaulas, desta vez sobre a prevenção e o tratamento de doenças transmissíveis. A iniciativa da autarquia foi motivada pela preocupação com o ressurgimento de doenças erradicadas no Brasil, aumento do número de casos de dengue e a baixa cobertura vacinal.

O programa, previsto para ser lançado em julho deste ano, tem como objetivo oferecer aos médicos brasileiros uma atualização completa sobre três grandes temas: cobertura vacinal, sarampo e arboviroses – doenças transmitidas por insetos e aracnídeos –, como dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela.

“Cientes de suas responsabilidades éticas, técnicas e legais, os médicos brasileiros devem estar prontos a orientar seus pacientes sobre a importância da vacinação, esclarecendo dúvidas e ressaltando os benefícios de estar com o calendário vacinal atualizado”, disse o coordenador da Câmara Técnica de Pediatria do CFM, Sidnei Ferreira. Responsável pela organização da série, o conselheiro federal pelo estado do Rio de Janeiro destacou ainda outra preocupação da autarquia e que fará parte dos treinamentos: os movimentos antivacinas.

Segundo ele, a série pretende se contrapor a esse movimento, que surgiu em países da Europa e tem ganhado adeptos no Brasil. “Não se vacinar ou impedir que as crianças e os adolescentes o façam pode causar enormes problemas para a saúde pública, como o surgimento de doenças graves ou o retorno de agravos de forma epidêmica”, alertou.

Os médicos regularmente inscritos nos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) com interesse nos cursos poderão acompanhar as aulas ao vivo e terão também acesso aos arquivos das apresentações das videoaulas para assistirem a qualquer hora. O cronograma de aulas, bem como o anúncio dos especialistas envolvidos em cada um dos temas serão anunciados oportunamente.

Outras edições – A nova série de videoaulas do CFM se inspirou no êxito de uma experiência realizada no fim de 2017, quando, em parceria com a Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM), a autarquia organizou um curso composto de quatro módulos de videoaulas que foram exibidas por meio de streaming (tecnologia de transmissão de vídeos em tempo real).

Com intenção de adquirir esses conhecimentos, mais de 2 mil médicos se inscreveram no curso. A página de exibição das videoaulas, no Portal Médico, teve mais de 5 mil acessos em novembro daquele ano, mês em que as quatro aulas foram transmitidas.

Por meio desta ferramenta, o CFM pretende oferecer aos médicos a chance de se atualizar também em temas como ética, bioética, publicidade médica, relação médico-paciente, ortotanásia entre outros.