Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

XXIII Congresso Brasileiro de Nutrologia abre inscrições

Maior evento da América Latina na especialidade reúne expoentes mundiais no combate à obesidade

Estão abertas as inscrições para o XXIII Congresso Brasileiro de Nutrologia, promovido pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Os interessados podem se inscrever através do site www.abran.org.br/congresso. O evento está marcado para os dias 27, 28 e 29 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

O conteúdo dos simpósios foi cuidadosamente concebido com as mais recentes atualizações científicas sobre obesidade e síndrome metabólica, transtornos da conduta alimentar, Nutrologia geriátrica, Nutrologia pediátrica, Nutrologia do esporte e exercício, tratamentos medicamentosos para a obesidade, alergias alimentares, reações a alimentos, nutricosméticos, aplicações da Nutrologia na dermatologia e assuntos relacionados a ingestão de nutrientes e seus efeitos no metabolismo humano.

Entre os grandes nomes já confirmados, como palestrante, está o de Nikhil Dhurandhar, cientista e presidente do Departamento de Ciências Nutricionais da Texas Tech University.  Dhurandhar publicou detalhes sobre a associação do chamado “vírus da obesidade”, AD-36, com a doença. Apesar dessa teoria não ser nova, o estudo de Dhurandhar publicado na revista científica Obesity avança na perspectiva de compreender se o vírus causa a multiplicação das células de gordura do corpo. Existem mais de 50 tipos de adenovírus que infectam humanos, incluindo os responsáveis por doenças respiratórios, diarreias e conjuntivite, mas o pesquisador ressalta que a obesidade é uma doença multifatorial e que não

 “A Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) tem a missão de levar conhecimento de ponta na área da Nutrologia. Nosso compromisso é realizar a cada ano um Congresso mais rico do ponto de vista científico e trazer abordagens multidisciplinares da prática médica”, afirma o médico nutrólogo e presidente da ABRAN, Durval Ribas Filho.

Simultaneamente, ainda serão realizados os Simpósios de Obesidade e Síndrome Metabólica, Nutropreventiva, Nutroterapia e Câncer, Nutroterapia nas Doenças Hepáticas, Nutrologia Enteral e Parental, de Transplante de Intestino e Multivisceral, Dietas Populares, Nutracêuticos, Fitoterápicos e Vegetarianismo, além do de Nutrologia, que contará com médicos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP).

A ABRAN também premia três trabalhos científicos de destaque. Todos os artigos apresentados serão publicados no International Journal of Nutrology.

Confira aqui a programação científica e as inscrições