Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe lamenta o falecimento do oncologista Eriberto de Queiroz Marques

Com profundo pesar o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) lamenta o falecimento do médico Eriberto de Queiroz Marques, ícone da oncologia no Estado. O Velório será nesta segunda-feira (01/07) às 9h e cremação às 15h no cemitério Morada da Paz, em Paulista.

Dr. Eriberto de Queiroz Marques nasceu em 25 de março de 1944 na cidade de Pesqueira-PE. Era filho de José Marques e Estelita de Queiroz Marques. Casado e com quatro filhos: Eriberto Júnior, Felipe José, Arthur e Davi. Formado em Medicina em 1970 pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) possuía pós-graduação pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), nos EUA e na França( Gustavo Russyt).

Em 1987, fundou o Serviço de Quimioterapia de Pernambuco (SEQUIPE), pioneiro no Estado como clínica oncológica de iniciativa privada para atendimento ambulatorial. Em 2018, depois de trinta anos de existência, o SEQUIPE registrou mais de 16 mil atendimentos a pacientes com câncer.

Em 1993, ampliando o atendimento e a prestação de serviços sociais, fundou em Caruaru o Centro de Oncologia de Caruaru (CEOC). Por sua influência, competência e referência em oncologia em Pernambuco, de 1998 até 2003 assumiu o cargo de superintendente do Hospital do Câncer de Pernambuco. Também já foi vice-presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco. Integra a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e é membro titular da Sociedade Brasileira de Cancerologia. Possui experiência em ensaios clínicos e têm publicações científicas. Com ousadia e determinação, implantou a radioterapia no Agreste, cujo objetivo é que seu hospital ofereça um tratamento integral ao paciente com câncer.

Além da atuação na área médica, seguindo a vocação do pai, cultivou o amor pelo campo, desenvolvia atividades agropecuárias e destacou-se como um dos maiores produtores de leite da região do agreste. Foi rotariano, patrono do abrigo Cristo Redentor, onde semanalmente prestava assistência médica. Além disso, pelo seu desempenho na área social e científica, recebeu vários títulos e comendas, entre eles os títulos de Cidadão de Recife, Caruaru e Sanharó e Orgulho Pernambuco.

Fonte: Jornal da Terra.