Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Reconhecimento do Saeme pela WFME é destaque do jornal Medicina

O Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme), instrumento de avaliação de cursos de medicina capitaneado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), recebeu o status de reconhecimento da World Federation for Medical Education (WFME). Esta conquista – extremamente relevante e de interesse dos médicos – é um dos destaques da edição nº 291 (maio) do jornal Medicina.

A publicação também aborda a homenagem a José Fernando Vinagre, corregedor do CFM cuja morte repentina deixou colegas e amigos atônitos. Entre as inúmeras qualidades destacadas nas homenagens, estava a dedicação exemplar do conselheiro, que foi fundamental para o aperfeiçoamento da esfera judicante dos Conselhos de Medicina.

Entre os temas de política e saúde, tiveram destaque a nova Política Nacional sobre Drogas (Pnad), que contemplou pontos defendidos pelo CFM e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP); o X Fórum Nacional de Ensino Médico, que focou na qualidade do internato no Brasil e na falta de hospitais de ensino e campos de estágio no país; e a campanha lançada pelo CFM que estimula e orienta médicos a denunciar as agressões sofridas em hospitais, prontos-socorros e postos de saúde, situação já vivida por 7 em cada 10 profissionais.

Outro tópico importante foi o levantamento do CFM que revela: em uma década, internações por acidente de trânsito subiram 33%. Segundo a análise do CFM, a cada hora, em média, cerca de 20 pessoas dão entrada em um hospital da rede pública de saúde com ferimento grave decorrente de acidente de transporte terrestre.

Lei a pesquisa completa e outros temas no jornal Medicina nº 291.