Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Fórum dos Médicos de Fronteira vai debater apoio militar na saúde em regiões distantes

A Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, a logística militar no apoio à saúde nas regiões distantes e de fronteira, o ensino médico nos estados fronteiriços são alguns dos temas que serão discutidos nesta sexta-feira (30), em Cruzeiro do Sul (AC), no III Fórum de Médicos de Fronteira. O evento do Conselho Federal de Medicina (CFM) está sendo organizado pela Comissão de Integração de Médicos de Fronteira, coordenado pela conselheira federal do Acre, Dilza Terezinha Ribeiro.

Durante o Fórum também será lançado o livro “Medicina nas Fronteiras – Saúde Indígena”, que reúne vários artigos sobre o atendimento médico em aldeias, tratando de temas como imunização, saúde mental e acompanhamento médico da criança, da mulher e do homem.

Na abertura do Fórum estão previstas as participações do governador Gladson Cameli; do prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro e da reitora da Universidade Federal do Acre, Margarida de Aquino Cunha.

Após a abertura, será realizada e mesa redonda “A logística militar de apoio à saúde em fronteiras e regiões distantes”, que contará com a participação do diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército Brasileiro, General de Divisão Carlos Alberto Mansur; do Comandante da Escola de Saúde do Exército, Coronel Médico Rodrigo Brun Toledo e de um representante do Comando Militar da Amazônia. Em seguida, a Secretária Especial de Saúde Indígena – SESAI/MS, Silvia Nobre Waiãpi, vai dar a conferência “Ações atuais da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas”.

No horário da tarde, serão debatidos os temas “Carreira do Médico de Fronteira”, “Ensino Médico para atuação na fronteira” e “Aplicação do Código de Ética Médica na Fronteira”. Ao final do dia será o lançamento do livro “Medicina nas Fronteiras – Saúde Indígena”, que contará com a participação do bispo de Cruzeiro do Sul-AC, Flávio Giovenale.