Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

XXIII Congresso Brasileiro de Nutrologia reúne especialistas mundiais no combate à obesidade

Evento realizado pela Abran contará com palestrantes internacionais em cerca de 70 simpósios para debater temas relacionados a nutrologia

O XXIII Congresso Brasileiro de Nutrologia, promovido pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), acontece nos dias 26, 27 e 28 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Considerado o maior evento da América Latina na especialidade, a edição deste ano tem expectativa de reunir mais de 4 mil profissionais de saúde para debates intensos que serão realizados durante 70 simpósios com as mais recentes atualizações científicas de assuntos como obesidade e síndrome metabólica, nutrologia esportiva, nutrologia pediátrica e estética, nutrologia enteral e parenteral, sarcopenia e fragilidade, nutrologia da doença de Alzheimer, nutrologia e câncer, transtornos alimentares etc.

O cientista e presidente do Departamento de Ciências Nutricionais da Texas Tech University, Nikhil Dhurandhar, está entre os grandes nomes confirmados, como palestrante. Dhurandhar publicou detalhes sobre a associação do chamado “vírus da obesidade”, AD-36, com a doença. Apesar dessa teoria não ser nova, o estudo de Dhurandhar publicado na revista científica Obesity avança na perspectiva de compreender se o vírus causa a multiplicação das células de gordura do corpo.

Existem mais de 50 tipos de adenovírus que infectam humanos, incluindo os responsáveis por doenças respiratórios, diarreias e conjuntivite, mas o pesquisador ressalta que a obesidade é uma doença multifatorial.

“Temos o compromisso e a missão de trazer a cada ano um Congresso ainda mais rico e com as mais recentes atualizações científicas na área da Nutrologia para que o médico possa usar os conhecimentos adquiridos nos Simpósios tanto na anamnese quanto nos tratamentos e gerar benefícios para os seus pacientes”, afirma o médico nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia, Durval Ribas Filho.

Além de Nikhil Dhurandhar, a presença de médicos e pesquisadores internacionais ainda inclui Leah D. Whigham, PhD em Ciências Nutricionais pela Universidade de Wisconsin-Madison (EUA), Marcelo Yaffé, ex-presidente da Sociedade Uruguaia de Nutrição, Eugenio Cersosimo, diretor do Instituto de Diabetes do Texas (EUA), Cesar Augusto Casavola, chefe de nutrição do Aleman Hospital (Argentina), Lisandro Garcia, presidente da Sociedade Argentina de Nutrição, Any Ferreira e Maria Cristina Jimenez, da Sociedade Paraguaia de Nutrição, Carla Rêgo, membro da sociedade de gastrenterologia da SPP (Sociedade Portuguesa de Pediatria), da ESPEN (Sociedade Europeia de Nutrição Clínica e Metabolismo) e da SPEO (Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade), e Mônica Katz (coordenadora do Grupo de Obesidade da Sociedade Argentina de Nutrição e presidente da Sociedade Argentina de Nutrição (SAN).

A Abran também premia três trabalhos científicos de destaque. Todos os artigos apresentados serão publicados nos anais do XXIII Congresso Brasileiro de Nutrologia.

Confira aqui a programação científica e as inscrições.
Agenda:

XXII Congresso Brasileiro de Nutrologia
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Endereço: R. Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo – SP
Dias 26, 27 e 28 de setembro

Fonte: Abran