Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Entidades realizaram dia do médico com a 49ª Medalha São Lucas

 

O dia do Médico foi celebrado pelas três entidades pernambucanas com a 49ª solenidade de entrega da medalha São Lucas, Criada em 1969 para homenagear os profissionais que se destacaram em sua carreira.

A festa, que contou com uma expressiva participação do público, teve momentos inéditos este ano, como o discurso individual de cada homenageado.

Hildo Rocha Cirne de Azevedo Filho, presidente da Academia pernambucana de Medicina e homenageado, abriu a palavra para rememorar que a premiação não se limita apenas ao médico que ganha. Toda a trajetória do mesmo é feita de participações que permitem ao mesmo construir sua história. Em destaque para os que se dedicaram a passar o conhecimento a diante como os professores. Luiz Mário Campos Calheiros destacou a emoção máxima do médico em receber das três entidades o reconhecimento pela carreira. Pedro Alves batista falou sobre sua trajetória no interior do estado onde teve que percorrer muitas estradas intransponíveis, e as dificuldades de se fazer procedimentos em um país ainda tão precários em infraestrutura de saúde como era antigamente nos cantos mais afastados da capital.

O presidente do Cremepe, Mário Fernando Lins, falou em nome das três entidades (AMPE, Cremepe e Simepe). Em sua explanação mostrou como a escolha dos agraciados contemplou a diversidade regional pernambucana. Ainda completou citando um trecho de um poema de Djalma Almeida, ao qual define a carreira médica. “Que eu faça o bem, que de tal modo o faça que ninguém saiba o quanto me custou. Ó mãe que me conceda essa graça. Que eu seja bom, sem que eu pareça que sou.”

Renato Dornelas Câmara Neto falou em nome das entidades médicas dando boas-vindas aos novos detentores da medalha com todo seu significado, tanto para a classe médica como agradecimento, como para a carreira do homenageado.

Compuseram a mesa, Helena Carneiro Leão (AMPE), Mário Fernando Lins (Cremepe), Cláudia Beatriz (Simepe), Valdecira Liloso (representanto o Sec. De Saúde do Estado, André Longo), Sirleide Lira (Fecem), Luiz Barreto (APM), Assuero Gomes (Unimed), Floriano Quintas (Sicredi).