Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe se reúne com diretoras da Unidade Neonatal do IMIP

O dimensionamento dos médicos da Unidade Neonatal do Instituto Professor Fernando Figueira (IMIP) – UTIN, UCINco e sala de parto – foi a pauta da reunião desta quinta-feira (14/11) dos diretores do Cremepe com a diretoria médica da unidade, na sede do Conselho, no Espinheiro. O problema é a falta de profissionais dimensionados no serviço e o Cremepe, cumprindo seu papel de garantir a ética nos procedimentos médicos resolveu levar a demanda para a plenária do Conselho.

A gestão da unidade explicou que foram feitas publicações de editais para contratação de 23 médicos em 12 de agosto e 22 de setembro, através de jornais e redes sociais, mas dos 16 profissionais que se inscreveram, apenas um se apresentou para a contratação. “Temos um quantitativo a cobrir, mas não temos médicos para contratar”, explicou a gestora.

De acordo com a fiscalização do Cremepe realizada na segunda-feira (11) e dos dados da escala médica, há desfalque todos os dias, onde o dimensionamento são de 7 plantonistas e a escala é completada por diaristas. Mas o problema ainda é mais grave no período da noite e nos finais de semana que são 3 médicos no plantão revezando na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCINco) e sala de parto.

Diante das informações, os representantes do Conselho resolveram levar a pauta para a plenária geral, onde o grupo de conselheiros irá deliberar sobre a restrição do plantão da noite e nos finais de semana até que o quantitativo de médico seja aquedado. Essa restrição acontece a partir de um indicativo de interdição que define um prazo para adequação do serviço.