Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe lamenta o falecimento do cardiologista Ênio Cantarelli

Com imensa tristeza, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) informa o falecimento, nesta sexta-feira (01/05), do cardiologista e ex-conselheiro do Cremepe Ênio Lustosa Cantarelli, profissional estimado por toda a categoria. Nascido em 1947, ele era pernambucano de Belém de São Francisco. Em Recife, formou-se pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Pernambuco (UPE), em 1971, e fez sua residência em cardiologia no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, entre os anos de 1972 e 1973.

Ênio Cantarelli foi um dos fundadores e o primeiro presidente do Unicordis; presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) por dois mandatos; presidente e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia – regional Pernambuco; Diretor do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC); professor de cardiologia da UPE, além de fundador do Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco Professor Luiz Tavares (Procape) da UPE.

Ao longo de seus 49 anos de medicina, o cardiologista colecionou honrarias designadas aos principais nomes da categoria do estado. Em 2000, recebeu a Medalha de São Lucas, concedida pelas entidades médicas Cremepe, Simepe e Ampe. No ano de 2007, foi condecorado com a Medalha do Mérito de José Mariano pela Câmara dos Deputados. Quatro anos mais tarde, foi imortalizado quando eleito para ocupar a 19ª cadeira da Academia Pernambucana de Medicina (APM). No ano de 2012, convidado pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Ênio abrilhantou a primeira edição do projeto Memórias da Medicina, registrando em vídeo e livro o seu papel ilustre na história médica pernambucana.