Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Entidades médicas voltam a se reunir com a SES sobre a pediatria

Em continuidade à pauta da assistência pediátrica no Estado de Pernambuco, o Cremepe voltou a reunir-se com a Secretaria de Saúde, nesta quinta-feira (03/09), na sede do órgão, no Bongi. Essa segunda reunião foi para formação de um grupo de trabalho que fará um diagnóstico situacional da rede de assistência pediátrica no Estado, discutirá o perfil dos pacientes e fluxos assistenciais de crianças com COVID-19 ou não, a dinâmica dos leitos de UTI e retaguarda, além dos protocolos e capacitações.

O presidente do Cremepe, Mario Fernando Lins, reafirmou que a pauta foi discutida em reunião no conselho e será uma prioridade da entidade. Ele questionou a Secretaria Executiva de Atenção à Saúde, Cristina Mota, que representava o secretário, sobre a testagem das crianças, imunoglobulina e disponibilidade de leitos para atendimento Covid-19. Ela disse que atualmente já está sem fazendo de 1500 à 1700 testagens por dia e que até terça-feira (08/09) chegará mais imunoglobulina. Também apresentou um cronograma de abertura de novos leitos de pediatria.

HUOC – Alguns serviços foram discutidos na reunião, como o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) que na ocasião estava com o ar condicionado quebrado. O médico infectologista responsável pelo plano de contingenciamento da Unidade, Demétrius Montenegro, explicou que quando o ar quebrou, começou um vazamento no setor e o único paciente internado foi transferido. A gestão disse que a parte da refrigeração estaria resolvida na sexta (04/09) e que na terça-feira (08/09) os oito leitos (com dois de isolamento) de UTI pediátrica voltariam a funcionar na unidade.

Também participaram da reunião os diretores do Cremepe, Fernando Oliveira e Sílvio Rodrigues, a presidente e o vice do Simepe, Claudia Beatriz e Walber Steffano, e a presidente da Sociedade Pernambucana de Pediatria, Kátia Brandt. Da secretaria de saúde compuseram a reunião, além da sec. executiva, representantes da central de regulação em saúde e regulação de leitos.