Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Instrução on-line durante a pandemia

As matérias veiculadas pelo jornal citado como “fonte” não representam a opinião do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe). O clipping tem por objetivo atualizar os leitores das principais notícias referentes à saúde veiculadas no país e, principalmente, no estado de Pernambuco.

A pandemia exigiu adequação na assistência às crianças com síndrome congênita do zika. O novo modelo inclui material on-line para auxiliar os profissionais de saúde e as famílias. Depois de produzir vídeos educativos com foco nos familiares, a Secretaria Estadual de Saúde lançou cinco videoaulas sobre cuidados, destinado aos trabalhadores de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional. O material está disponível no www.youtube.com/esppe. A produção foi parceria da Diretoria Geral de Gestão Regional em Saúde, por meio do Núcleo de Apoio às Famílias de Crianças com a SCZ/Microcefalia, com a Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco.

“Crianças com alterações causadas pelo zika costumam apresentar um quadro de amplo espectro e as terapias são fundamentais para o desenvolvimento desse público.”, diz a coordenadora do Núcleo de Apoio às Crianças com Microcefalia, Laura Patriota.

Os temas das videoaulas são Família em tempos de pandemia – intervenções psicológicas, da psicóloga Ana Carla Freitas; A construção de um plano terapêutico ocupacional para a criança com SCZV no contexto da pandemia, Elementos da avaliação terapêutica ocupacional da criança com deficiência, ambas da terapeuta ocupacional Soraida Cruz; além de Atuação fonoaudiológica nas SCZV em tempos de pandemia, da fonoaudióloga Thaisa Lima; e Atuação fisioterapêutica nas SCZV em tempos de pandemia, da fisioterapeuta Alessandra Calado.