Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Prefeitura do Recife inicia campanha de vacinação dos funcionários do Samu

As matérias veiculadas pelo jornal citado como “fonte” não representam a opinião do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe). O clipping tem por objetivo atualizar os leitores das principais notícias referentes à saúde veiculadas no país e, principalmente, no estado de Pernambuco

Cerca de 600 profissionais do Samu receberão a primeira dosagem da vacina

Durante três dias de campanha que teve início nesta segunda-feira, 25, cerca de 600 funcionários que atuam no Serviço de atendimento Móvel de Urgência Metropolitana do Recife (Samu) e que estão na linha de frente da pandemia da Covid-19 tomarão a vacina CoronaVac. A aplicação da vacina ocorre na sede do Samu, no bairro da Boa Vista, área Central do Recife, e está sendo aplicada pelos funcionários da Prefeitura do Recife.

A capital pernambucana recebeu do Ministério da Saúde 66,2 mil doses, o que garante o esquema vacinal completo para 33,1 mil pessoas dos grupos prioritários. O coordenador geral do Samu do Recife, dr. Leonardo Gomes, reforçou que médicos, enfermeiros, socorristas e condutoress são os funcionários que estiveram durante os 11 meses na linha de frente da pandemia da Covid-19.

“Hoje a gente começou a vacinação contra a covid-19 aqui no Samu. Momento muito importante para equipe que vem trabalhando já há 11 meses trabalhando na linha de frente da pandemia. São profissionais que alguns adoeceram. Tivemos mais da metade do nosso efetivo contaminados pela Covid-19. Ninguém faleceu, não perdemos ninguém da nossa equipe e os funcionários contraíram de foram leve ou moderado”, lembrou o coordenador geral do Samu, afirmando que a Prefeitura do Recife contratou mais profissionais ao longo de 2020 para que a equipe não desassistisse a população.

O primeiro a ser imunizado da equipe do Samu do Recife foi o condutor Pedro Santiago. Emocionado, Santiago lembrou que não foi contaminado pelo novo coronavírus, mas que perdeu uma irmã em virtude da doença no início da pandemia. “Digo a todo mundo, tomem a vacina. Tomem que vamos vencer essa guerra”, disse.

José Aldo técnico de enfermagem do Samu Recife destacou que a vacina foi muito esperada por todos e eu cofia que a Covid-19 seja radicada através da imunização. “Todo nos sabemos que na saúde publica já houve fatos anteriores de pandemia e que foram vencidas com vacina. Que todos têm que ter esperança que é a melhor solução”, pontuou o funcionário da área de saúde.