Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Estados adotam toque de recolher contra contágio

As matérias veiculadas pelo jornal citado como “fonte” não representam a opinião do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe). O clipping tem por objetivo atualizar os leitores das principais notícias referentes à saúde veiculadas no país e, principalmente, no estado de Pernambuco

Em meio ao momento mais duro da pandemia da Covid-19 desde seu início, há um ano, governos estaduais têm decretado medidas para aumentar o isolamento social restringir a aglomeração de pessoas. Na última quinta-feira (25), o país registrou 1.582 óbitos pelo novo coronavírus, o maior número de mortos pela pandemia em apenas um dia.  No Nordeste, além de Pernambuco, Ceará, Paraíba, Bahia e Piauí adotaram o toque de recolher.

O Ceará proibiu a circulação de pessoas em todo o estado no período entre 20h e 5h, com exceção para o uso de serviços essenciais, até 7 de março. Determinação vale até o próximo domingo (28). No Piauí, a medida vale até o dia 4 do mês seguinte. Na Paraíba, prática semelhante vale até o dia 10 do próximo mês. A Bahia já tinha suspendido atividades não essenciais em todo o estado.

Outras regiões também têm adotado medidas restritivas para conter a contaminação pelo novo coronavírus.. O Acre, além da pandemia, enfrenta outras crises com um surto de dengue, enchentes e uma crise migratória de haitianos que tentam entrar no Peru, que está com as fronteiras fechadas. A medida, tomada em razão da ocupação de quase 100% dos leitos para Covid-19, vale até o dia 1º de março. Em Roraima, o governador Antonio Denarium assinou decreto mantendo até o dia 15 de março, a suspensão do transporte coletivo interestadual.

São Paulo também empregou, desde a sexta-feira (26), toque de recolher das 23h às 5h, até 14 de março. Mato Grosso e Distrito Federal também aderiram à norma. No Sul, Paraná e Santa Catarina também restringiram a circulação de pessoas. O primeiro também suspendeu as aulas. Já no Rio Grande do Sul, o governo decidiu ampliar as medidas restritivas, suspendendo temporariamente o sistema de cogestão regional. Com isso, todo o estado ficará em bandeira preta, nível mais grave do sistema gaúcho de enfrentamento à pandemia. A medida suspende as atividades não essenciais das 20h às 5h, em todo o estado até o dia 2 de março.

INSUMOS

Chega ao Brasil neste sábado (27), em voo procedente da China, novo lote de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da vacina da AstraZeneca/Universidade de Oxford contra a Covid-19.

A remessa possibilitará a produção, em Bio-Manguinhos/Fiocruz, de cerca de 12 milhões de doses de vacina em território nacional. As doses da vacina serão distribuídas no âmbito do Programa Nacional de Imunização (PNI).