As matérias veiculadas pelo jornal citado como “fonte” não representam a opinião do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe). O clipping tem por objetivo atualizar os leitores das principais notícias referentes à saúde veiculadas no país e, principalmente, no estado de Pernambuco
A rede de saúde pública de Pernambuco será reforçada hoje com mais 20 leitos de UTI dedicados aos pacientes coma Covid-19. As vagas serão abertas a partir de contratualização da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) como Hospital Memorial Jaboatão, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Desde o último sábado, o governo do estado colocou em operação outros 52 leitos de terapia intensiva nos hospitais Agamenon Magalhães (capital), Rui de Barros Correia (Arcoverde) Inácio de Sá (Salgueiro) e Eduardo Campos da Pessoa Idosa, em parceria com a Prefeitura do Recife.
Durante coletiva de imprensa on-line ontem, o secretário André Longo destacou que o estado deve abrir novas vagas nos próximos dias, mas que é preciso a colaboração da população com o cumprimento dos protocolos sanitários. “Por determinação do governador Paulo Câmara, vamos continuar como grande esforço logístico para abrir ainda mais vagas. Mas alerto a todos que pode chegar o momento em que o volume de pacientes com quadros graves supere a nossa velocidade operacional de abrir novos leitos. Não temos escolha: ou enfrentamos a pandemia juntos, ou ela não será superada, causando ainda mais mortes e trazendo ainda mais dor para todos. O respeito às regras de prevenção precisa ser compromisso de todos, porque só assim vamos conseguir atravessar este grave momento com menos mortes”, disse.
Atualmente, a rede estadual de saúde conta com 1.990 leitos exclusivos para pacientes com diagnóstico, ou suspeita, da Covid-19, sendo 1.045 de UTI e 945 de enfermaria.
