Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Fim de semana com restrições

As matérias veiculadas pelo jornal citado como “fonte” não representam a opinião do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe). O clipping tem por objetivo atualizar os leitores das principais notícias referentes à saúde veiculadas no país e, principalmente, no estado de Pernambuco

Não se trata de um lockdown, mas o governo de Pernambuco reforça o pedido: fiquem em casa e só saiam se necessário. Hoje e amanhã, as restrições mais duras para todas as atividades consideradas não essenciais valem em qualquer horário, ou seja, estabelecimentos como bares, restaurantes e shoppings não podem estar abertos ao público. Apenas delivery ou no formato drive thru. As medidas incluem parques e praças fechados e praia sem comércio ou aglomeração. Apenas atividades esportivas individuais estão autorizadas na faixa da areia. O aumento no número de internações por causa da covid-19 no Estado continua preocupante. Ontem, 94% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da rede pública estavam ocupados com pacientes com a suspeita ou confirmação da doença, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Na rede privada, a ocupação está em 89%. “Precisamos do apoio de todos para frear essa aceleração de casos e das internações, pois podemos chegar em um momento no qual o volume de pacientes graves seja maior do que a capacidade de oferta de vagas”, afirmou o secretário de Saúde, André Longo. Para garantir o cumprimento do decreto estadual, mais de 1,6 mil profissionais das forças de segurança (polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros) foram escalados para as fiscalizações, que vão contar também com Procon-PE e servidores municipais. Quem for flagrado descumprindo as regras poderá ser multado, ter o estabelecimento interditado e ainda responder criminalmente. Igrejas e templos religiosos também não poderão estar abertos neste fim de semana. Por causa da decisão estadual, a Arquidiocese de Olinda e do Recife informou que as celebrações hoje e amanhã, e também no próximo fim de semana, serão transmitidas pela internet. Não haverá presença de fiéis, com exceção daqueles responsáveis pela celebração. Os postos de combustíveis podem funcionar normalmente, em qualquer horário. Mas vale reforçar: as lojas de conveniência estão proibidas. E os responsáveis serão autuados pelo Procon se não cumprirem a regra. O artigo 268 do Código Penal Brasileiro prevê que as pessoas que não obedecerem às normas estabelecidas no decreto estadual estarão sujeitas a detenção de um mês a um ano, além de multa arbitrada pela Justiça.

BALANÇO

Ontem, Pernambuco confirmou 1.588 novos casos de pacientes com a covid-19. No total, são 306.320 casos da doença desde o início da pandemia. Também foram confirmados 29 novos óbitos (10 masculinos e 19 femininos). Vítimas tinham idades entre 35 e 93 anos. O Estado totaliza 11.119 mortes pela doença.