Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe realiza lives sobre o uso do Escore de Priorização de UTI e Intubação de pacientes graves

Diante do possível colapso do Sistema de Saúde do Estado causado pela COVID-19, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) promoverá, nas próximas quinta e sexta-feira (25 e 26/03) as lives sobre o uso do Escore de Priorização de UTI e intubação de pacientes graves. As transmissões serão através do canal do Youtube e Facebook da autarquia, com início às 20h.

O primeiro encontro trará a temática “Quando e como usar o Escore de Priorização do Cremepe”, com apresentações da geriatra, com atuação em medicina paliativa, Mirella Rebello; da cardiologista e intensivista, Renata Bezerra; do intensivista, Marcos Gallindo; e moderação do vice-presidente do Cremepe, Maurício Matos.

Já na sexta-feira (26), o tema é “Intubação em sequência rápida e controle de via aérea em pacientes Covid-19”, que contará com apresentação do anestesiologista e conselheiro, Waston Vieira, e moderação do também conselheiro e médico intensivista, Everton Abreu.

Tendo em vista a situação registrada em Pernambuco, onde o agravamento da crise sanitária levou a ocupação dos leitos de terapia intensiva (UTI) a contabilizar, nesta segunda-feira (22/03), 97% de lotação na rede pública e de 92% nos leitos privados – de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde – o Cremepe chama atenção para a Recomendação Nº 05/2020, que apresenta um fluxo de atendimento ao adulto com suspeita da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e disponibiliza a calculadora EUP-UTI.

A Recomendação trata sobre a utilização do Escore Unificado para Priorização (EUP-UTI) de acesso a leitos de terapia intensiva, assistência ventilatória e paliação, como meio de hierarquização da gravidade dos pacientes, na ausência absoluta de leitos suficientes para atender a demanda terapêutica – que deve ser comunicado à Central de Regulação de Leitos do Estado, juntamente com os dados clínicos e laboratoriais dos pacientes para priorização das transferências.

“O Escore foi baseado em evidências científicas e construído com a participação de diversos médicos (câmaras técnicas do Conselho de câmaras técnicas de medicina intensiva, intensiva, cuidados paliativos, oncologia, nefrologia e bioética), foi também aprovado por diversas instâncias do Conselho, trazendo para a assistência médica um respaldo técnico para a tomada de decisão”, explica a vice-corregedora Zilda Cavalcanti.

A Recomendação Cremepe Nº 05/2020 e a Calculadora do EUP-UTI estão disponíveis através do hotsite: medicinapecovid19.com.br 

Serviço:

Quando e como usar o Escore de Priorização do Cremepe

Data: 25/03/2021

Horário: 20h

Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=mkaU0_l35hY

Intubação em sequência rápida e controle de via aérea em pacientes Covid-19

Data: 26/03/2021

Horário: 20h

Transmissão: https://www.youtube.com/user/Cremepe