Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Camaragibe abre agendamento para vacinação contra Influenza

9
Array
(
    [0] => WP_Term Object
        (
            [term_id] => 9
            [name] => Clipping
            [slug] => clipping
            [term_group] => 0
            [term_taxonomy_id] => 9
            [taxonomy] => category
            [description] => 
            [parent] => 0
            [count] => 77152
            [filter] => raw
            [cat_ID] => 9
            [category_count] => 77152
            [category_description] => 
            [cat_name] => Clipping
            [category_nicename] => clipping
            [category_parent] => 0
        )

)
					Array
(
    [0] => clipping
)
tem				

As matérias veiculadas pelo jornal citado como “fonte” não representam a opinião do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe). O clipping tem por objetivo atualizar os leitores das principais notícias referentes à saúde veiculadas no país e, principalmente, no estado de Pernambuco

O município de Camaragibe, localizado na Região Metropolitana do Recife, iniciou nesta semana a campanha de vacinação contra a Influenza, popularmente conhecida como a gripe. Diferentemente dos anos anteriores, quando os idosos eram grupos prioritários, na primeira fase da imunização deste ano o público-alvo é composto por grávidas, puérperas e crianças com idade de seis meses até 5 anos 11 meses e 29 dias. A cidade recebeu cerca de 5 mil doses da vacina, e a expectativa é de alcançar todo este grupo populacional até o dia 10 de maio, data que marca o fim da primeira etapa da campanha.

De acordo com a diretora de atenção primária de Camaragibe, Ana Perez, o intervalo necessário entre a vacina contra Covid-19 e a Influenza foi um fator decisivo para a mudança de estratégia em 2021.

“A estratégia foi iniciar por esse grupo, por não estar sendo contemplado neste momento com a vacina contra a Covid-19, considerando que as pessoas que forem vacinadas contra a Covid-19 ou Influenza, precisam ter um intervalo de 15 dias mais ou menos de uma para outra. Então, para facilitar foi iniciado por esse público alvo”, disse a diretora de atenção primária do município. 

Para evitar aglomerações, o município irá seguir nesta fase da campanha com a estratégia de sistema de cadastro e chamamento das pessoas que compõem o público-alvo. 

“Como esse público inicial já faz esse acompanhamento sistemático nas unidades, a gente vai conseguir atingir o público facilmente. Quando amplia para outras idades, que ficam um número muito grande de pessoas, é quando a gente começa a pensar em estratégias de vacinação em massa, que seria drive-thru e ações em condomínios”, finalizou Ana Perez. 

Para realizar o agendamento da vacinação o morador da cidade deve procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência ou entrar em contato com os agentes de saúde da sua localidade. A pessoa que não estiver em condições de se deslocar até o local para receber a vacina deve contatar os agentes de saúde para que a equipe faça a vacinação em domicílio.

Caso a gestante não esteja sendo acompanhada pela unidade de saúde local, será necessário portar uma declaração do ginecologista para comprovar a gravidez, assim como as puérperas. No caso das crianças, é necessário um documento oficial para a comprovação de idade.

Covid-19 

Em paralelo à campanha da vacinação contra a Influenza, o município de Camaragibe continua realizando a imunização contra a Covid-19. Ao todo, 13.322 pessoas já foram vacinadas. No momento, estão sendo imunizados os idosos a partir de 65 anos de idade e os profissionais de saúde da rede pública e privada, seguindo a ordem dos grupos prioritários preconizados pelo Ministério da Saúde