Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Recife adia segunda dose da CoronaVac

As matérias veiculadas pelo jornal citado como “fonte” não representam a opinião do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe). O clipping tem por objetivo atualizar os leitores das principais notícias referentes à saúde veiculadas no país e, principalmente, no estado de Pernambuco

Moradores que tinham aplicação marcada de hoje até 9 de maio serão vacinados a partir do dia 10. Em Ipojuca, aplicação foi suspensa

Após a nova orientação do Ministério da Saúde sobre a aplicação da segunda dose da vacina CoroVavac, a Prefeitura do Recife decidiu remarcar o agendamento de pessoas que receberiam o complemento da imunização com essa vacina entre a data de hoje e o dia 9 de maio. O novo período de aplicação será iniciado em 10 de maio. Segundo o município, a medida foi necessária por causa do atraso na entrega, pelo governo federal, de novas doses para estados e municípios de todo o país.

De acordo com a administração municipal, o Recife vem seguindo, desde o início da vacinação, as orientações do Ministério da Saúde,- dentro dos protocolos estabelecidos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). Uma delas foi a liberação, no dia 21 de março, do uso de doses da CoronaVac, enviadas após esse indicativo, para aplicação exclusiva dessas remessas como primeira dose. Na ocasião, a pasta federal atestou que os novos envios seriam constantes, o que não ocorreu, gerando escassez de vacinas para segunda dose em dezenas de cidades do país.

“O Ministério da Saúde reconheceu publicamente o seu erro em liberar três remessas da vacina CoronaVac para serem utilizadas exclusivamente como primeira dose. Por isso a necessidade deste reagendamento para as pessoas que irão tomar a segunda dose deste imunizante”, afirmou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque. O reagendamento será feito de forma automática, pelo Conecta Recife, e as pessoas serão informadas por mensagem no celular, WhatsApp e e-mail cadastrados.

Quem estava agendado para receber o reforço em 29 de abril será vacinado, no mesmo horário, no dia 10 de maio, e assim sucessivamente. “Essa marcação será automática para o mesmo local e o mesmo horário”, reafirmou a secretária. O Ministério da Saúde já emitiu, na última terça-feira, uma nota técnica informando que a segunda dose deve ser aplicada independentemente da data da aplicação da primeira dose. A Secretaria de Saúde do Recife reforça que a vacinação com o imunizante AstraZeneca seguirá normalmente, já que não há atraso no momento, seja para a primeira ou segunda doses.

IPOJUCA

Na última segunda-feira acabaram as doses da CoronaVac em Ipojuca, não sendo possível, portanto, seguir o cronograma de segunda aplicação nem ampliar a primeira dose para idosos de 60 anos ou mais. A imunização com CoronaVac foi suspensa até que nova remessa chegue ao município. Ipojuca informou que possui apenas as segundas doses da AstraZeneca destinadas a idosos com 85 anos ou mais, e elas continuarão sendo aplicadas.