Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Apoio psicossocial aos profissionais de saúde

Profissionais de saúde que estão na linha de frente contra a Covid-19 têm sido submetidos a altos níveis de estresse, sobrecarga de trabalho e emocional devido ao grande número de doentes que sobrecarregam o sistema de atendimento e elevado índice de óbitos causados pela pandemia.

Nesse contexto, torna-se cada vez mais importante buscar apoio especializado em busca da manutenção da boa saúde mental. Uma alternativa de acompanhamento gratuito é o projeto chamado “Cuidando dos Heróis”, que oferece apoio psicossocial a profissionais de saúde por meio de uma plataforma on-line.

O objetivo da ação é evitar problemas como estresse, ansiedade e Síndrome de Burnout, que podem comprometer a saúde física, psicológica e emocional. Para receber atendimento, os profissionais interessados devem acessar o site do projeto e realizar um cadastro.

A iniciativa surgiu através de uma parceria entre voluntários (médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, farmacêuticos e outros profissionais), a empresa de desenvolvimento de softwares para gestão de saúde MV e a plataforma de telemedicina Dr.Tis, a consultoria de educação em saúde Qualifica, Única Treinamento para a Qualidade e Apta Psicoterapia e Neurofeedback.

A administradora hospitalar, Andréa Drumond, e a psicoterapeuta Nazareth Ribeiro estão à frente do projeto. De acordo com Nazareth, a iniciativa foi idealizada com o propósito de “oferecer conforto e escuta empática e colaborativa para a dor destes profissionais”.

Desenvolver uma rede de colaboração entre profissionais de saúde, de acordo com Andréa, também faz parte dos objetivos do “Cuidando dos Heróis”. “Trata-se de um trabalho que vai além de uma consulta ou teleatendimento. É um projeto de pessoas ajudando pessoas”.

Em busca de mais

Além do atendimento psicossocial, o projeto abre espaço para quem quer ajudar como voluntário. “Estamos realizando atividades com os profissionais que atenderam nosso chamado para colaborar. Estamos na preparação desses voluntários que trabalharão no apoio e no suporte às equipes” explica Andréa.