Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe fiscaliza hospital municipal de Araçoiaba

Após denúncia, o 1º Secretário do Cremepe, André Dubeux, fiscalizou na sexta (11/06), a Unidade Hospitalar de Araçoiaba, 57 km do Recife, na Região Metropolitana. O objetivo da visita foi identificar se o médico tem as plenas condições de exercer a medicina no serviço. Na oportunidade, o fiscal analisou a estrutura da unidade, disponibilidade de equipamentos e insumos, quadro de médicos e assistência ao paciente com COVID-19.

“É uma unidade mista com vários problemas prediais e infiltrações. A rede elétrica é deficiente, inclusive com equipamentos adquiridos, mas a corrente elétrica não é compatível com os aparelhos”, explicou o 1º Secretário se referindo a um gerador, secadora e até um um autoclave que ainda estão encaixotados por falta de instalação. A unidade ainda conta com uma sala vermelha, raio-X, sala de vacina, consultório médicos e três enfermarias: feminina, masculina e pediátrica. Setores com infiltração e mofo, além de um refeitório totalmente inadequado.

A unidade não interna, atende cerca de 100 pacientes por dia, inclusive com assistência ao paciente com suspeita e confirmação do coronavírus. Para esse atendimento, foi criada uma entrada separada, com médico exclusivo só durante o dia. “Eles tem dois médicos de Plantão, um fica até 19h e o outro 24h. O que fica até 19h atende exclusivamente covid, e aí que está o problema, a noite o médico fica só atendendo os pacientes COVID e não COVID, obviamente que mesmo ele tomando todos os cuidados, esse fluxo não atende as normas específicas de segurança, precisando que a gestão veja isso com muito cuidado”, explica Dubeux.

REFORMA – O representante da fiscalização foi recepcionado pelo Secretário Municipal de Saúde, Manoel Aldo da Silva, que falou sobre o prédio ao lado da unidade que estava sendo reformado para atendimento exclusivo de COVID19, porém a obra foi paralisada por questões jurídicas. “Esperamos que a nossa fiscalização possa favorecer a gestão e agilize essa conclusão (da obra) que sem dúvida vai trazer grandes benefícios para o povo de Araçoiaba”, sinalizou Dubeux.