Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Mudanças a partir de hoje

Pernambuco começa, hoje, uma nova etapa do Plano de Convivência com a Covid-19. Além da ampliação dos horários de várias atividades econômicas, a novidade do decreto é a liberação de eventos sociais, seguindo protocolos determinados pelo governo estadual. O avanço do plano, semanalmente, está sendo possível graças à sequência de queda de mortes pela doença e também na taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), nas redes pública e privada. Ontem, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a taxa caiu para 66% na rede pública.

Na Macrorregião 1, que contempla o Grande Recife, Mata Norte e Sul e parte do Agreste, os eventos sociais como aniversários, batizados, casamentos e formaturas poderão acontecer das 8h às 23h durante a semana, e das 8h às 22h nos finais de semana. Já nas Macrorregiões 2, 3 e 4 (parte do Agreste e Sertão), as celebrações estarão permitidas entre 8h e 22h ao longo da semana, e das 8h às 21h aos sábados e domingos. O número máximo de participantes permitido será de 50 pessoas, ou 30% da capacidade do local, o que for menor. Música ao vivo, em qualquer tipo de evento, segue proibida.

Em relação aos eventos corporativos, estão liberados na Macrorregião 1 das 8h às 22h, todos os dias. Antes, podiam acontecer até as 21h nos finais de semana. Já nas macros 2, 3 e 4, os eventos vão poder ocorrer das 8h às 22h na semana, e das 8h às 21h nos finais de semana. O número de participantes, em todas as macrorregiões, será ampliado de 50 para 100 pessoas, ou 30% da capacidade, o que for menor.

Na Macrorregião 1, os serviços de alimentação, que incluem bares e restaurantes, poderão funcionar até as 23h nos dias de semana e 22h nos fins de semana. Já nas Macros 2, 3 e 4, poderão funcionar até 22h durante a semana e até 21h aos sábados e domingos.  

Os shoppings centers e galerias comerciantes estão liberados para funcionar até as 22h, todos os dias. As praças de alimentação e restaurantes desses locais podem funcionar uma hora a mais, de segunda a sexta-feira.

Na macro 1, cinemas, teatros e circos agora vão poder abrir às 9h e seguir até 23h durante a semana, e das 9h às 22h nos finais de semana. Já nas macros 2, 3 e 4, vão poder funcionar das 9h às 22h na semana, e das 9h às 21h nos finais de semana. O público permitido nesses locais foi ampliado para 200 pessoas, ou 50% da capacidade do local, o que for menor.

BALANÇO

Ontem, o Estado teve mais 1.405 novos casos confirmados de pacientes com a covid-19, sendo 97 (7%) de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.308 (93%) leves. Agora, Pernambuco soma 558.698 pessoas que tiveram ou estão com a doença.

Em relação aos óbitos, a SES confirmou laboratorialmente 31 mortes ontem, sendo 21 homens e 10 mulheres. Os óbitos ocorreram entre 3 de maio e o último sábado. A covid-19 já matou 17.872 pessoas em Pernambuco, desde o início da pandemia.

Municípios ampliam vacinação

Com a chegada de novos lotes de vacinas contra a covid-19 a Pernambuco, no último sábado, várias cidades começam a semana com imunização de novos grupos, baixando a faixa etária apta a receber a primeira dose. O Ministério da Saúde enviou 106.200 unidades da Janssen, que é dose única, além de 124 mil doses da Astrazeneca/ Oxford/Fiocruz, que necessita de duas aplicações.

Hoje, a prefeitura abre o cadastramento para vacinação de pessoas com idade a partir dos 40 anos. A aplicação para esse novo grupo vai ser iniciada amanhã em nove pontos e que funcionam em formato de drive-thru, com faixa rápida para pedestres, das 8h30 às 17h. Basta agendar no site De olho na consulta ou no aplicativo De Olho na Consulta.

Além dessa nova faixa etária, Jaboatão continua vacinando todos os grupos prioritários listados no Plano Nacional de Operacionalização (PNO), informa a prefeitura.

Os pontos de vacinação são: Casa da Cultura, em Jaboatão Centro; Praça Murilo Braga, em Cavaleiro; as escolas municipais Iraci Rodovalho, no Curado, e Benjamin Constant, no Socorro; o Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres; a Faculdade Metropolitana, o Shopping Guararapes, o Sesc e a UniFG, no bairro de Piedade.

CAMARAGIBE

Com 4 mil novas doses recebidas, a prefeitura vai iniciar a imunização para pessoas a partir dos 40 anos. Foram 2.600 doses da Pfizer e outras 1.430 da Janssen. Segundo a gestão municipal, os moradores que têm 40 anos ou mais e que já são cadastrados em uma das 45 unidades básicas de saúde do município só precisam aguardar o contato das equipes do Programa Municipal de Imunização para realizar o agendamento.

Quem não se cadastrou ainda deve ligar para o Disque Vacina, pelos números (81) 9 9945-4405 e 2129-9570, das 8h às 15h, ou acessar o site que possibilita o cadastramento e agendamento.

CARUARU

No Agreste, a cidade de Caruaru começará a vacinar pessoas com 39 anos ou mais. Quem já realizou o pré-cadastro deve verificar, no site da vacinação, se a sua guia de agendamento já está disponível. Nela, constam as informações sobre dia, horário e local.

O agendamento está disponível no site www.vacina.caruaru.pe.gov.br, no mesmo link onde é feito o pré-cadastro.

As pessoas que já realizaram o pré-cadastro terão o agendamento realizado de forma automática. É preciso comparecer no dia, horário e local agendado, levando RG, cópia do CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.