Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

“Sommelier de vacina” vai para o fim da fila

No Recife, quem se recusar a receber dose contra a Covid-19 por causa da marca do imunizante será proibido de reagendar a aplicação por um período de 60 dias

A Prefeitura do Recife anunciou medidas para evitar que cidadãos se recusem a receber a dose contra a Covid-19 por causa da marca do imunizante. Os chamados “sommeliers de vacina” ficarão proibidos de reagendar a aplicação por 60 dias, através de um bloqueio no sistema de marcação do Conecta Recife. A estratégia será implementada a partir de hoje.

Reforçando que “vacina boa é vacina no braço”, o prefeito João Campos declarou ontem, no drive-thru do Tribunal Regional Federal (TRF), que a decisão visa coibir tentativas de escolher o fabricante. Neste tipo de situação, o técnico que aplica a dose poderá travar o agendamento por dois meses. Segundo o município, o objetivo é agilizar a vacinação de todos que realmente querem se imunizar, independentemente da dose disponível no dia.  

“Nós temos quatro vacinas (Pfizer, AstraZeneca, CoronaVac e Janssen). O único público que tem garantida uma vacina específica, por recomendação técnica, são as grávidas e puérperas e algumas comorbidades. Fora esse grupo, toda vacina tem eficácia comprovada. Todas foram testadas, passaram na fase 3, inclusive em testagens no nosso país”, reforçou João Campos.

O grupo citado pelo prefeito, das grávidas e puérperas, recebe necessariamente e dose da Pfizer, a mais cobiçada atualmente, em função de sua suposta maior eficácia.

O Recife já vacinou 940 mil pessoas contra o novo coronavírus, Desse total, aproximadamente 650 mil receberam a primeira dose. Cerca de 98% estão voltando para tomar a segunda vacina, mas há no momento 5,1 mil moradores que ainda não apareceram nos pontos de aplicação para completar o esquema. Para localizá-las, a prefeitura realiza uma busca ativa por telefone SMS, WhatsApp e e-mail. O cadastro e o agendamento devem ser feitos através do site ou do aplicativo do Conecta Recife. É preciso anexar cópia de um documento oficial de identidade e um comprovante de residência no nome da pessoa que vai tomar a vacina. Esses mesmos documentos devem ser levados no dia da vacinação.

NOVO PONTO

A prefeitura disponibiliza 23 pontos de vacinação, entre centros convencionais e drive-thrus. Ontem, um novo local começou a funcionar na UniNassau, nas Graças. Todos os postos funcionam das 7h30 às 18h30, de segunda a segunda.