Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Recife: menos idosos mortos por Covid-19

Secretaria de Saúde atribui redução ao avanço da campanha de vacinação na cidade. Percentual de óbitos caiu de 66,7% em janeiro para 27%, em maio

A proporção de mortes confirmadas para Covid-19, de pessoas maiores de 70 anos, na capital pernambucana, caiu cerca de 58% em relação ao total de óbitos, desde o início do ano. Isso significa que, no início de janeiro, o número de óbitos pela doença representava mais da metade do total de mortes por outras causas. Os dados foram divulgados ontem pela Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife e mostram a relevância da vacinação no enfrentamento da pandemia.

Na Semana Epidemiológica (SE) 1, em janeiro, o número de pessoas nessa faixa etária que morria de Covid-19 representava 66,7% do total de óbitos registrados. Na Semana Epidemiológica 20, até o dia 22 de maio, essa mesma proporção caiu para 27,8%, ou seja, uma queda de 58,3%. Houve queda também dos números absolutos de óbitos. Na SE 1, em janeiro, por exemplo, ocorreram 38 mortes de maiores de 70 anos, enquanto 15 pessoas tiveram a morte confirmada para covid, na SE 20.

Para a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, o avanço da campanha de vacinação tem papel fundamental nessa redução. “Isso mostra que as vacinas são o principal caminho para a saída da pandemia. Todas as que estão sendo usadas na cidade cumprem o objetivo de reduzir as internações e os óbitos pela doença. Por isso, chamamos atenção das pessoas para completar o esquema vacinal com as duas doses para quem toma Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer” destacou Luciana. “Além disso, as pessoas precisam seguir com as recomendações de higienizar as mãos, evitar aglomerações e usar máscara”, completou.

VACINA
Desde o dia 19 de janeiro, quando teve início a Campanha de Vacinação, 684.730 pessoas foram vacinadas. Desse total, 292.751 já tomaram as duas doses ou receberam a vacina de dose única.