Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Cremepe fiscaliza USF Amélia Lucena Teixeira

A conselheira do Cremepe Verônica Cisneiros vistoriou, na manhã desta quarta-feira (14/07), a Unidade de Saúde da Família (USF) Amélia Lucena Teixeira, no bairro de Vila Rica, em Jaboatão dos Guararapes. O relatório de fiscalização será encaminhado para apreciação da diretoria da autarquia. O médico fiscal, Otávio Valença e a agente fiscal do Conselho, Izabelle Arandas, também acompanharam a vistoria.

A Unidade, que funciona de segunda à sexta-feira, conta com uma equipe de seis médicos, sendo quatro pediatras, um clínico e um ginecologista. Além da equipe médica, a USF possui também uma enfermeira, uma técnica de enfermagem, um técnico de laboratório e recebe, ainda, estudantes de medicina e médicos residentes.

No momento da vistoria, foi constatado que a Unidade possui um difícil acesso para chegada dos usuários e profissionais. A conselheira e médica de família e comunidade, Verônica Cisneiros, pontuou alguns dos problemas observados durante a visita. “Do ponto de vista do paciente, é uma unidade que está desarticulada da rede e que só possui as três especialidades básicas. Idealmente, deveria ser tudo coberto pela estratégia de saúde da família”, explicou. “A unidade também não aplica a benzetacil, apesar de realizar o teste rápido de sífilis, fazendo o paciente se direcionar para outra unidade caso necessite da aplicação”, afirmou a médica.

Foi constatado, ainda, que não há diretor técnico na Unidade. O serviço também não possui uma sistematização de arquivo dos prontuários médicos e nem internet, o que inviabiliza a instalação e o abastecimento de um sistema de informação que registre as vacinas aplicadas na USF. No que diz respeito à infraestrutura, foi identificado mofo e infiltração em diversos pontos dentro da unidade, “a estrutura é grande, porém é subutilizada”, pontuou a conselheira.