Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

PE tem mais de 5 milhões de doses em seis meses

Ao todo, 1.392.664 de pernambucanos completaram o esquema vacinal com duas doses ou dose única, representando 19,28% da população adulta

Há exatos seis meses, Pernambuco dava início à imunização da população contra a Covid-19. Até ontem, mais de 5 milhões de doses foram aplicadas garantindo a proteção de diversos grupos contra a doença, que já tirou a vida de 18.325 pessoas no estado. Mais de 1,3 milhão de pessoas já estão com o esquema vacinal completo, representando 19,28% da população a partir dos 18 anos. O cenário epidemiológico da pandemia no estado vem apresentando redução nos indicadores com o andamento da campanha, porém para controlar a doença, é necessário avançar na vacinação, com o recebimento de maiores volumes de doses, adesão da população, garantia do cumprimento do esquema vacinal completo, além da manutenção das medidas de proteção, com uso de máscara, distanciamento físico e lavagem das mãos.

“Assim que recebemos a pauta de distribuição do Ministério da Saúde, que contém os montantes e o público-alvo iniciamos o levantamento detalhado do quantitativo a ser destinado para cada cidade. Quando as doses chegam à sede do PNI, são conferidas em sua totalidade, desde conferência de lotes, prazo de validade e temperatura, e inicia-se a separação dos montantes que serão encaminhados para as Gerências Regionais de Saúde, onde ficarão disponíveis para retirada por parte dos gestores municipais”, detalha a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo. Até agora, Pernambuco recebeu 6.060.650 doses de imunizantes. Foram 3.051.670 da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, 2.184.160 unidades da CoronaVac/Butantan, 656.370 doses da Pfizer/BioNTech e 168.450 da Janssen.

“Se nos for ofertada uma entrega de vacinas de forma regular e com montantes significativos, poderemos vacinar toda a população acima de 18 anos até o final do mês de setembro com a primeira dose, e até o fim do ano, com as duas doses”, destacou o secretário estadual de Saúde, André Longo.