Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Pernambuco recebe 206,5 mil doses de vacinas

As doses de AstraZeneca recebidas fazem parte das 395 mil vacinas que devem chegar esta semana, conforme anunciou o governador Paulo Câmara

Na tarde de ontem Pernambuco recebeu uma nova remessa de vacinas contra o novo coronavírus. O voo trouxe  206,5 mil doses. Os imunizantes foram levados ao Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para verificação de temperatura e separação das doses por cidade, e serão encaminhados já na manhã de hoje às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), onde ficam à disposição dos gestores municipais de todo o estado.

De acordo com o governador Paulo Câmara, a nova remessa vai permitir o avanço da campanha de vacinação por idade, com a aplicação das duas doses. “Esse novo lote de vacinas será destinado à ampliação da primeira dose por faixa etária e para o avanço da segunda dose nos grupos de pessoas com comorbidade e com deficiência. Estamos empenhados em garantir a imunização da nossa população o mais rápido possível. A distribuição das vacinas às Geres vem sendo feita de forma ágil, para que os municípios possam fazer a retirada imediatamente”, pontuou.

As doses recebidas fazem parte das 395 mil vacinas que devem chegar ao Estado esta semana, conforme anunciou o governador Paulo Câmara. Na segunda-feira (19), foram recebidas 85 mil doses da Coronavac/Butantan e 51 mil doses da Astrazeneca/Oxford. Com a entrega de ontem, Pernambuco totaliza 342,5 mil doses de imunizantes recebidas em menos de 24h. Ainda avia uma previsão de mais 52.650 doses da Pfizer até o final da noite de ontem.

A superintendente de Imunização do Estado, Ana Catarina de Melo, lembrou que os municípios precisam atentar para o planejamento da vacinação para a correta distribuição das doses. “Importante ressaltar que os imunizantes da Coronavac serão destinados à aplicação das primeira e segunda doses na população, fazendo com que as pessoas completem seus esquemas vacinais. Já os da Astrazeneca serão especificamente para a primeira dose. Por isso, os municípios precisam estar atentos aos planejamentos e operacionalização da vacinação em suas cidades”, afirmou.

Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, Pernambuco já recebeu 6.403.150 doses de imunizantes, sendo 3.309.170 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 2.269.160 da Coronavac/Butantan, 656.370 doses da Pfizer/BioNTech e 168.450 da Janssen.