Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Estado receberá 506,4 mil doses de vacina nesta semana

Governador anunciou chegada de três voos com maior carga já enviada de imunizantes contra a Covid-19

O governador Paulo Câmara anunciou ontem que Pernambuco vai receber, nos próximos dias, 506.470 doses de vacinas contra a Covid-19. Estão previstas para hoje as chegadas em dois voos com 164,2 mil doses da Coronavac/Butantan e 247,5 mil da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, respectivamente. Já amanhã, chegarão ao Recife mais 94.770 doses da Pfizer/BioNTech.

Segundo Paulo Câmara, a entrega já está confirmada pelo Ministério da Saúde e será a maior já registrada em uma mesma semana. “Esse total de um pouco mais de meio milhão de vacinas vai nos permitir avançar nas faixas etárias, em todo o estado”, afirmou o governador. Ele também ressaltou a importância da segunda dose. “Se você já tomou a primeira, não perca o prazo para completar a sua imunização”, disse.

Desde 18 de janeiro, Pernambuco já recebeu 6,4 milhões de imunizantes, sendo 3,3 milhões da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 2,2 milhões da Coronavac/Butantan, 709 mil da Pfizer/BioNTech e 168,4 mil da Janssen. O estado já aplicou 5,6 milhões de doses desde o início da campanha. Ao todo, 1,5 milhão de pernambucanos já completaram seus esquemas vacinais, sendo que 1,3 milhão foram vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outros 164.135 com a vacina Janssen, de dose única. Em relação às primeiras doses, foram quatro milhões de aplicações, segundo boletim divulgado ontem pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

Em entrevista ontem ao programa Manhã na Clube, comandado pelo jornalista Rhaldney Santos, o médico geriatra Marcelo Cabral reforçou a importância de toda a população tomar a segunda dose dos imunizantes que requerem duas aplicações. “A vacinação é a única maneira de sairmos desta pandemia. A taxa de resposta com a primeira dose varia de 30% a 35%. É muito aquém. Precisamos da dose de reforço que, dependendo da vacina, varia de 55% até 92% de eficácia. Precisamos da segunda dose para criarmos a imunidade de rebanho, quando grande parcela da população está vacinada e a gente consegue quebrar essa cadeia de transmissão”, pontuou.

Cabral também fez um alerta para que a população não se deixe enganar por fake news sobre as vacinas, que circulam na redes sociais. “O que a gente precisa é de vacinar para frear a disseminação”, reforçou. O programa vai ao ar de segunda a sexta, às 9h, pela Rádio Clube, com transmissão pelo YouTube do Diario de Pernambuco.

BALANÇO
A Secretaria Estadual de Saúde  registrou ontem 409 novos casos de Covid-19 em Pernambuco. Entre ospacientes confirmados, 43 (10,5%) têm quadros graves e 366 (89,5%) leves. Agora, o stado totaliza 586.023 diagnósticos, sendo 51.752 graves e 534.271 leves. Também foram confirmados laboratorialmente 13 novos óbitos (quatro femininos e nove masculinos) ocorridos entre 29 de setembro de 2020 e último domingo. O estado totaliza 18.629 mortes pela doença.

Números

  • 247,5 mil doses da AstraZeneca e 164,2 mil da CoronaVac chegam hoje
  • 94.770 vacinas da Pfizer/BioNTech serão desembarcadas amanhã
  • 6,4 milhões de doses já recebidas
  • 5,6 milhões foram aplicadas até agora