Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Recife volta a antecipar aplicação da segunda dose

O prefeito do Recife, João Campos, anunciou que, com a chegada de novas vacinas destinadas à segunda dose na capital, será possível antecipar novamente o prazo da segunda etapa da imunização com AstraZeneca para 60 dias ao invés dos três meses de intervalo geralmente observados. O agendamento começou ontem à noite, no site e no aplicativo do Conecta Recife, e está condicionado à disponibilidade do estoque.

“A gente segue vacinando nos 26 centros de vacinação da nossa cidade, garantindo que a imunização no Recife aconteça da melhor forma possível”, destacou Campos.

O agendamento estará aberto 21 dias antes da data que marca os sessenta dias da aplicação da primeira dose, permitindo que os munícipes possam escolher datas e locais com antecedência e tranquilidade. Atualmente, cerca de 61 mil pessoas estão aptas para antecipar a aplicação de reforço. Quem se encontrar dentro do prazo, receberá uma mensagem de texto ou e-mail com alerta para agendar a dose pelo site ou aplicativo do Conecta Recife.

A antecipação do prazo de 90 para 60 dias foi apresentada pela gestão municipal ao Comitê Técnico Estadual de Vacinação de Pernambuco e aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite Estadual de Pernambuco, em reunião no início do mês.

Eficácia

De acordo com a Fiocruz, que produz a AstraZeneca no Brasil, a segunda dose pode ser administrada em um intervalo de quatro a 12 semanas (entre 30 e 90 dias) após a primeira. Sendo assim, a antecipação da dose de reforço para 60 dias não compromete a eficácia da vacina, segundo destacou a Prefeitura do Recife, em nota.

No dia escolhido para a vacinação, é necessário apresentar o cartão de vacina que comprova a aplicação inicial.