Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Eficácia da vacina será estudada em povoado

Com população adulta já imunizada em duas doses, a comunidade de Alverne, em Alagoinha, vai ser objeto de estudo da UFPE e da Fiocruz

O povoado de Alverne, que faz parte do município de Alagoinha, no Agreste Central de Pernambuco, já teve toda sua população adulta vacinada com as duas doses do imunizante AstraZeneca/Oxford. Localizada a 226 km do Recife, a comunidade, que soma 400 habitantes acima dos 18 anos, será monitorada por um estudo científico da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O objetivo é compreender o grau de proteção da vacina e verificar a existência de alguma variante local. A pesquisa se estenderá por seis meses.

“Tive a oportunidade de conhecer a comunidade, conversar com a equipe de saúde e saber as estratégias de vacinação e monitoramento das pessoas”, explicou um dos estudiosos, o professor Francisco Santos, que é especialista em saúde pública.

Atingido de forma especialmente dura pela pandemia do novo coronavírus, o povoado registrou cinco óbitos antes da campanha de imunização, número cerca de cinco vezes maior, proporcionalmente, ao registrado na sede do município, e também muito mais alto que a média estadual.

O secretário de saúde de Alagoinha, Bruno Barros, relatou que desde o início da vacinação não foram registrados novos casos em Alverne. “Após a aplicação da segunda dose nos adultos, apenas jovens menores de 18 anos foram diagnosticados por RT-PCR como positivos para a Covid-19”, comentou. O monitoramento também buscará esclarecer eventuais lacunas na atuação das vacinas, dependendo da variante.

SALDO
Pernambuco já aplicou 5,8 milhões de doses contra a Covid-19 na sua população, desde o início da campanha em 18 de janeiro deste ano. Desse total, 1,6 milhão de pernambucanos completaram seus esquemas vacinais, sendo que 1,4 milhões foram vacinados com imunizantes aplicados em duas doses – CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer – e outros 165.241 receberam a vacina da Janssen, de dose única. Em relação às primeiras doses, foram 4,1 milhões de imunizações até agora.

Nesta semana o estado recebeu 506 mil doses de imunizantes divididos em três remessas das vacinas que são aplicadas de forma dupla. As cargas  já foram remetidas às Gerências Regionaiws de Saúde.

Números

  • 1.038 novos casos de Covid-19 foram detectados ontem
    – 58 (5,5%) são graves e 980 (94,5%) leves
  • 588,8 mil diagnósticos até agora, sendo 51.959 graves e 536.928 leves
  • 514,5 mil pacientes recuperados, inclusive 30,4 mil que tiveram quadros graves
  • 34 novos óbitos (12 femininos e 22 masculinos) ocorridos entre os dias 26/07/2020 e 28/07/2021 foram confirmados ontem
    – 13 mortes ocorreram no Recife
  • 18.736 óbitos causados pela doença em todo o estado até ontem