Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Jogo para incentivar doação de sangue

O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), em parceria com o laboratório “Cakeroll Game Lab”, desenvolveu o desenvolveu o jogo “Blood Help” que busca conscientizar adultos e crianças sobre a importância da doação de sangue. De acordo com a instituição, a ideia é trazer ao público infanto-juvenil uma experiência educativa sobre a doação de sangue. O jogo ainda traz informações sobre os hemocentros e está disponível para download gratuito no Google Play.

“O sangue é fundamental e com uma doação você pode salvar até quatro vidas. Sangue você não fabrica em laboratório e nem compra em farmácia, então a gente precisa de reposição e depende de doações. Esse jogo incentiva as pessoas também mais jovens sobre a importância do ato de doar”, comenta o coordenador da Agência Transfusional do Imip, Francisco Vasconcelos.

O coordenador da Cakeroll Game Lab, Ivaldir de Farias Junior, também professor da Universidade de Pernambuco (UPE) explicou que, no jogo, o principal objetivo é doar sangue e garantir a vida do paciente. “Os especialistas apontam que o incentivo à doação de sangue deve ser estimulado ainda na infância, isso porque a falta de conscientização da sociedade é um dos  limitadores para o aumento do gesto no Brasil”.

Entenda o jogo

Os jogadores do Blood Help têm a oportunidade de se transformar em doadores. Para isso eles precisam saber e conhecer os tipos de sangue para doar sem prejudicar os pacientes. À medida que o usuário vai salvando vidas, vai ganhando moedas fictícias, que possibilitam que a reconstrução da sala de doação de sangue que está abandonada.