Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Vacinação aberta para maiores de 23 anos

Prefeitura do Recife anunciou imunização de novo grupo etário e informou que pedirá a inclusão de menores de 18 anos ainda em agosto

O Recife anunciou a abertura da vacinação contra a Covid-19 para pessoas a partir de 23 anos. Cerca de 131 mil pessoas fazem parte desta faixa. “Com a chegada de novas doses de vacina à nossa cidade, a gente abre um novo grupo. Se você tem essa idade, ou conhece alguém que tenha, avise que já pode agendar e, a partir desta quarta-feira, pode se vacinar nos 26 centros da nossa cidade”, disse o prefeito João Campos.

A capital pernambucana tem hoje 73,76% da população adulta vacinada com pelo menos uma dose, o que mantém acima da média nacional de imunização, que atualmente está em 48%. A cidade tem 1,2 milhão de pessoas acima dos 18 anos que estão aptas a receber o imunizante anticovid, das quais 912,8 mil já foram vacinadas com pelo menos uma dose e 417,5 mil completaram o esquema vacinal com as duas doses ou a vacina de dose única da Janssen.

O prefeito informou também que, na próxima reunião com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PE), vai solicitar que o início da imunização para pessoas com menos de 18 anos ocorra ainda neste mês de agosto na capital pernambucana. A CIB-PE reúne gestores estaduais e municipais de saúde de todo o estado e pactua resoluções referentes à vacinação no estado.

“A gente vai pedir, na próxima reunião da CIB, a Comissão Intergestores Bipartite, que define o procedimento de abertura de grupos e fases de vacinação do estado, que possamos ter autorização para, a partir de agosto, baixar a idade para pessoas com menos de 18 anos. Temos expectativa que esse mês vai ser de grande sucesso da vacinação”, explicou João Campos.

O cadastro e o agendamento devem ser feitos através do site conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife. O público geral com 23 anos ou mais deve anexar no ato do agendamento cópia de um documento oficial de identidade e um comprovante de residência no nome da pessoa que vai tomar a vacina. Essa documentação também deve ser apresentada no dia agendado para vacinação.

O prefeito reforçou que as pessoas que se recusam a receber um determinado imunizante no momento da vacinação ficam 60 dias sem poder efetivar a marcação. “Lembro que depois que a gente aplicou o botão para registrar quem desistir da vacina na hora da aplicação, caiu muito o número de desistências. Das mais 150 mil pessoas que tomaram nos últimos dias, apenas 156 fizeram essa recusa, número muito inferior a 1%”, detalhou.

OLINDA

A Prefeitura de Olinda também anunciou o avanço no plano de imunização contra a Covid-19, que vai abranger pessoas a partir dos 29 anos. Basta acessar o site oficial da prefeitura (www.olinda.pe.gov.br) e marcar para um dos 13 locais descentralizados de imunização que existem no município. Além do grupo geral, trabalhadores da indústria, construção civil, bancários e dos Correios, acima de 18 anos, podem se vacinar na cidade.

A prefeitura conta ainda com o Expresso Vacina Olinda, ônibus adaptado para vacinação, fruto da parceria com a empresa Conorte. O veículo visita, toda terça e quinta-feira, das 8h30 às 16h, um bairro para rastrear pessoas que necessitam da segunda dose.

Entenda

  • 73,76% dos adultos do Recife receberam pelo menos uma dose
  • 48% é a média nacional atualmente
  • 131 mil pessoas integram o novo grupo de elegíveis, com 23 anos ou mais