Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Chegam vacinas, falta cuidado

Neste domingo, um novo lote com mais de 100 doses de vacina contra o coronavírus chegou em Pernambuco. Também neste fim de semana as autoridades policiais encerraram duas festas clandestinas que promoviam aglomerações no interior do Estado.

Ontem (22), a Secretaria estadual de Saúde confirmou 179 novos casos da covid-19. Entre eles, 19 (11%) são casos de síndrome respiratória aguda grave (srag) e 160 (89%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 603.713 casos confirmados da doença: 53.044 graves e 550.669 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

As novas doses do imunizante da Coronavac/Butantan chegaram em nove caixas térmicas, contendo 107.300 vacinas, pelo Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre. A nova remessa foi encaminhada à sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), onde os técnicos do órgão acondicionaram as doses na câmara fria e farão a separação por município. Com isso, já são mais de 3,2 milhões de doses apenas desse fabricante disponibilizadas a Pernambuco.

“As novas vacinas que recebemos hoje (ontem) vão permitir um grande avanço na proteção da população em geral, garantindo a complementação do esquema vacinal de adultos. Estamos nos empenhando para que todos os pernambucanos, em todas as regiões do Estado, tenham acesso às duas doses de imunizantes. Isso é essencial para continuarmos com o cenário de queda nos casos da Covid-19 em Pernambuco”, afirmou o governador Paulo Câmara (PSB).

O secretário estadual de Saúde, André Longo, reforçou o apelo, lembrando que o ritmo da campanha de vacinação depende diretamente da disponibilidade de doses que chegam a Pernambuco, enviadas pelo Ministério da Saúde, mas acima de tudo, depende da adesão das pessoas. “É preciso que todos tomem suas vacinas assim que chegar sua vez, e voltem para receber a segunda dose no tempo preconizado”, advertiu André Longo.