Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

OMS: amamentação pode prevenir diabetes

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que crianças e jovens que foram amamentados adequadamente têm menos chances de apresentarem doenças como diabetes e obesidade, fator de risco para uma série de outras doenças, e que também ficam mais protegidos contra problemas respiratórios e alérgicos. Para dar visibilidade à importância do tema, anualmente, comemora-se o Mês do Aleitamento Materno ou Agosto Dourado, período voltado a ações educativas e de incentivo à amamentação. Dentro deste mês celebra-se, ainda, a Semana Mundial de Amamentação, comemorada de 1º a 7 de agosto.

Com o objetivo de aumentar os índices de aleitamento materno e, assim, reduzir a desnutrição e a mortalidade infantil, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), por meio da Gerência de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (Geasc), promoverá webpalestras relacionadas ao tema no intuito de estabelecer diálogos e reflexões com diferentes segmentos sociais, contribuindo para disseminar a importância do aleitamento materno em todo o Estado de Pernambuco.

As webpalestras ocorrem no ambiente virtual do Núcleo Estadual de Telessaúde de Pernambuco e podem ser acompanhadas pelo público no canal do YouTube: http://www.youtube.com/c/TelessaudeSESPE. “É sabido que o aleitamento materno traz benefícios não apenas para os bebês, mas também para as mães, visto que, além de aumentar o vínculo mãe-bebê, ajuda na perda de peso após o parto e ainda, protege contra o câncer de mama e de ovário”, afirma a gerente de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Marta Rejane Moreira.

O leite materno é considerado alimento padrão ouro, fundamental para o bebê.  Contém anticorpos, água, gorduras, proteínas e vitaminas necessários para que o bebê se desenvolva e se proteja de infecções.