Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Entidades realizam live voltada ao mês de prevenção ao suicídio

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) realiza, em parceria com a Sociedade Pernambucana de Psiquiatria (SPP), no próximo dia 16 de setembro, às 20h, uma live em alusão ao Setembro Amarelo®️: o mês de prevenção ao suicídio. A campanha é organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). As palestras serão transmitidas ao vivo através das redes sociais do Cremepe.

O evento virtual contará com as apresentações: “Há medicações anti-suicidalidade?” ministrada por Antônio Peregrino; “Suicídio e automutilação na adolescência” apresentada pela especialista em psiquiatria na infância e adolescência, Jádia Poggi e “Suicídio no Idoso” que será conduzida por Rodrigo Silva que é especialista em psiquiatria geriátrica. A moderação é da, também psiquiatra, e conselheira do Cremepe, Milena França.

SETEMBRO AMARELO

O mês de setembro foi escolhido para dar visibilidade ao debate sobre a prevenção do suicídio sendo intitulado de Setembro Amarelo®️. Portanto, o Cremepe chama a atenção da população para os números alarmantes relacionados ao índice de suicídio, que é considerado uma das principais causas de morte em todo o mundo. De acordo com as últimas estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicadas em junho deste ano, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária e câncer de mama – ou guerras e homicídios. Em 2019, mais de 700 mil pessoas morreram por suicídio: uma em cada 100 mortes. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa de morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal.

Dados da Associação Brasileira de Psiquiatria estimam que 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, portanto, neste período pandêmico, onde, segundo estudo realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UEFJ) houve um aumento de 90% nos casos de depressão, é preciso se ter um cuidado ainda maior com estes pacientes.

Serviço:

Setembro Amarelo®️: Agir salva vidas!

Data: 16/09/2021

Horário: 20h

Transmissão:  https://www.youtube.com/user/Cremepe