Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Estabilidade da doença em PE

Sobre o quadro atual da covid-19 em Pernambuco, o secretário André Longo disse que o Estado verifica estabilidade da doença na semana epidemiológica número 35. “Continuamos com um patamar de menos de 400 casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) por semana e com baixa positividade. Na semana epidemiológica 35 foram 380 casos, o que representa sete casos a mais do que na semana epidemiológica 34, mas uma queda de 20% com relação a 15 dias, na semana epidemiológica de número 33”, observou o auxiliar do governador Paulo Câmara.

Longo afirmou, ainda, que dados da Central de Regulação de Leitos do Estado reforçam essa estabilidade, pois foram realizadas 289 solicitações por leitos de UTI na semana epidemiológica 35, dois a menos do que na semana 34, quando houve a contabilização de 291 pedidos.

Apesar dos números favoráveis, o secretário lamentou o comportamento de parte dos pernambucanos durante o feriadão de 7 de Setembro, período em que não foi difícil encontrar cenas de aglomeração e desrespeito aos protocolos sanitários em várias partes do Estado. “Gostaria de externar a minha preocupação com as cenas de aglomeração e de falta de cuidado que observamos durante o feriado. A pandemia não acabou, e atitudes como esta podem causar aumento na contaminação, nas hospitalizações e, consequentemente, nos óbitos Por isso, se quisermos continuar avançando na retomada das atividades, nós precisamos reforçar os cuidados”, disse.

Destacando a importância da detecção precoce de casos de covid, o gestor reforçou a necessidade de que todas as pessoas que apresentam sintomas gripais procurem um ponto de testagem da enfermidade. “Quanto mais cedo nós detectarmos os casos ativos de covid-19 e isolarmos essas pessoas, menos o vírus vai circular entre nós”, pontuou. Desde o mês de agosto, o governo tem disponibilizado testes gratuitos de covid em vários pontos do Estado. A ideia é garantir que, dentro de seis meses, 10% da população tenha sido testada.

REFORÇO

Uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite de Pernambuco (CIB-PE), que conta com a participação do Estado e municípios pernambucanos foi marcada para a próxima segunda-feira para discutir sobre a operacionalização da dose de reforço da vacina contra a covid-19 em idosos e pessoas com imunossupressão no Estado.