Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Terceira dose é liberada no Recife

A Prefeitura do Recife começa a aplicar, neste sábado, a terceira dose da vacina contra a Covid-19 nas pessoas com 70 anos ou mais que completaram o esquema vacinal há pelo menos seis meses. O anúncio foi feito pelo prefeito João Campos (PSB) nesta sexta-feira. O agendamento já pode ser feito no Conecta Recife. “Vamos lembrar que todos os cuidados permanecem para a gente poder vencer logo a pandemia”, reforçou.

A Prefeitura do Recife informou que 15.636 moradores fazem parte do novo grupo contemplado com a dose adicional. No dia escolhido para a imunização, o público apto deve levar documento de identificação e comprovante de que já completou o ciclo vacinal. Serão válidos tanto o cartão de vacinação como o Certificado Digital de Vacinação, também disponível no Conecta Recife.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, a dose de reforço será feita, preferencialmente, com o imunizante da Pfizer, independentemente da vacina aplicada na primeira e na segunda doses. A combinação das vacinas foi recomendada pelo órgão federal após estudos, aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) comprovarem que a resposta imunológica contra a Covid-19 não é comprometida pela intercambialidade dos imunizantes.

60 DIAS

A Prefeitura do Recife também anunciou a antecipação da segunda dose do imunizante da Pfizer/BioNTech, de 90 para 60 dias. Os moradores da capital que já tomaram a vacina nesse prazo poderão concluir o esquema em um período mais curto. O agendamento já está aberto no Conecta Recife para as pessoas que receberam a primeira dose há dois meses. De acordo com a prefeitura, 44.151 moradores já estão aptos à segunda aplicação antecipada.

A estratégia segue a orientação da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco e do Ministério da Saúde, e tem como objetivo acelerar o processo de vacinação e conter uma possível evolução da variante Delta. De acordo com o órgão federal, os estudos aprovados pela Anvisa apontam que o adiantamento da segunda dose não compromete a eficácia da vacina. “A prefeitura informou ainda que a antecipação está condicionada à disponibilidade do imunizante no estoque do município”, informou o município, por nota.

A medida também contempla as grávidas e puérperas (mulheres que deram à luz há, no máximo, 45 dias) que tomaram a primeira dose da AstraZeneca, no Recife, e que vão contemplar o esquema com a Pfizer.

Números

  • 941 casos da Covid-19 foram detectados na sexta-feira
  • 612.680 confirmações ao todo
  • 14 novos óbitos ocorridos entre 15/04/2021 e 09/09/2021 foram confirmados na sexta
  • 19.511 mortes pela doença no total
  • 45% de ocupação nas UTIs Covid do estado e 56% nas UTIs privadas