Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

A maior remessa de doses da vacina Pfizer

Chegou no final da tarde de ontem o último lote que completa o total de 5,1 milhões de doses da vacina da farmacêutica Pfizer/BioNTech. Foi a maior remessa dessa fabricante e aconteceu em quatro lotes, com desembarque pelo Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). O primeiro voo trouxe 1,3 milhão de doses, na madrugada de ontem. O segundo, com 1,1 milhão, aterrissou por volta das 10h30. Mais dois, com 1,1 milhão e 1,5 milhão, entraram no país no fim da tarde.

Por meio de nota, o Ministério da Saúde destacou que “as vacinas chegam para acelerar ainda mais a campanha de vacinação, que já imunizou mais de 70 milhões de brasileiros com as duas doses ou a vacina de dose única, ou seja, quase 44% da população adulta. Os reflexos da imunização da população aparecem nos dados epidemiológicos todos os dias. Na última semana, 23 estados estavam com ocupação de leitos abaixo de 50%”, destaca a nota do ministério.

De acordo com o órgão, mais de 136 milhões de brasileiros já receberam a primeira dose dos imunizantes. “Isto é, cerca de 85% dos 160 milhões de brasileiros com mais de 18 anos”. O processo de distribuição, que já deu vários problemas, principalmente com São Paulo, começa com a liberação da carga pela Receita Federal, chamada “desembaraço”, feita de maneira excepcional, antes mesmo do pouso.

“Os lotes são encaminhados para o Centro de Distribuição de Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, que fica em Guarulhos/SP”, informa o órgão. “São várias etapas a partir do momento em que os laboratórios entregam os lotes de vacinas, conduzidas no menor tempo possível, para garantir que a imunização avance cada vez mais rápido”, reforça o ministério.

PERNAMBUCO
Foram registrados ontem 579 novos casos da Covid-19 em Pernambuco, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), sendo 560 leves e 19 de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O estado soma agora 613.436 casos confirmados do novo coronavírus: 559.793 leves, 53.643 graves.Os recuperados da doença são 548.328 – desses, 32.042 eram graves. A taxa de ocupação de leitos de UTI na rede hospitalar estadual é de 43%, enquanto na rede privada é de 53%.

Mais dez mortes provocadas pela Covid-19 entraram nos registros ontem em Pernambuco. Agora o estado soma 19.539 óbitos pela doença. No Brasl, o total é de 586.882 mortes desde o início da pandemia, sendo 292 nas últimas 24 horas. Com o dado de ontem, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 473. Em comparação com a média de duas semanas atrás, a variação foi de -31%, apontando tendência de queda.