Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Recife: nove pontos com teste grátis

A Prefeitura do Recife inicia hoje (13) e segue até sexta (17), das 8h às 16h, com testagem gratuita para a covid-19 em nove pontos da cidade. Os bairros atendidos serão Iputinga, Cohab, Totó, Campina do Barreto, Sítio dos Pintos, Brejo da Guabiraba, Vasco da Gama, Afogados e Santo Amaro. Expectativa é realizar 200 testes em cada local, totalizando 4.600 checagens ao longo da semana.

Qualquer pessoa pode fazer o teste que detecta a doença ativa, basta apresentar um documento de identificação. O resultado fica pronto em menos de 30 minutos. Caso sejam identificadas pessoas com sintomas respiratórios, e o teste de antígeno der negativo, os próprios profissionais agendam, por meio do Atende em Casa, a realização do RT-PCR.

Até agora, a Secretaria de Saúde do Recife aplicou 4.663 mil testes, dos quais 125 foram reagentes, o que representa apenas 2,7% do total de examinados. Durante a ação, os profissionais da secretaria também fazem abordagens educativas sobre a importância da vacina anticovid. As pessoas que não tiverem recebido nenhuma dose ou não tiverem o esquema vacinal completo poderão agendar, através do Conecta Recife, para tomar a dose.

A ação está inserida no Programa TestaPE, do Governo de Pernambuco, que visa a redução da transmissão da doença a partir da detecção de novos casos. Nesta primeira etapa, os testes estão sendo aplicados por equipes volantes da saúde em locais de grande circulação de pessoas e em pontos de vulnerabilidade social de 22 localidades – selecionadas a partir da análise de critérios como Índice de Desenvolvimento Humano, cobertura vacinal e cobertura de Estratégia de Saúde da Família.