Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Pernambuco: 2ª dose para adolescente está garantida, diz representante de comitê

Mais de 185 mil adolescentes pernambucanos de 12 a 17 anos receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 até a quinta-feira (16), segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

Para esse público, a segunda aplicação, que completa o esquema vacinal, está garantida, segundo o representante da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) no Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação, Eduardo Jorge da Fonseca. 

“Não temos a menor dúvida de que vamos vacinar com a segunda dose. A gente não ia fazer essa loucura, essa falta de responsabilidade, quem tomou a primeira dose pode ter certeza que irá tomar a segunda”, afirmou, em fala à reportagem.

Ministério da Saúde recomendou a suspensão da vacinação dos adolescentes sem comorbidades, mas o Estado afirmou que irá prosseguir

Segundo ele, uma reunião do comitê, nesta sexta-feira (16), irá avaliar os próximos passos da vacinação de adolescentes no Estado. Questões como o quantitativo real de imunizantes disponíveis serão levadas em conta para as próximas decisões do Estado. 

“O principal é ter a estimativa real de estoque para a gente poder priorizar se o Governo Federal está dizendo que não vai mandar vacina para esse grupo [adolescentes saudáveis] e a gente sabe que a terceira dose para os idosos de 70 anos é importante”, pontuou Eduardo Jorge. 

“Não é uma questão de segurança e de dúvida da importância, agora é uma questão de quantitativo e vacina, temos que ser responsáveis porque entre vacinar adolescente saudável e fazer reforço de quem fez CoronaVac em fevereiro e março, não tenho dúvidas que é muito mais importante esse reforço em idoso”, disse o médico.

A única vacina em uso no Brasil aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para administração em adolescentes de 12 a 17 anos é a fabricada pela Pfizer/BioNTech. As demais – AstraZeneca/Oxford, CoronaVac/Butantan e Janssen – não podem ser aplicadas no grupo.