Pesquisar
Agendar Atendimento Presencial

Serviços

ver todos

Câmara Temática do Cremepe esclarece conceitos acerca dos cuidados paliativos

A Câmara Temática de Cuidados Paliativos do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) vem a público honrar o compromisso com os profissionais e pacientes em cuidados paliativos e esclarecer que a definição desses cuidados foi distorcida em depoimentos na Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19, nessa quarta-feira, 22 de setembro.

A Câmara Temática do Conselho, formada por uma equipe multiprofissional com representações de diversos serviços de assistência ao paciente em Pernambuco, reforça que a definição correta dos Cuidados Paliativos se trata de “uma abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes (adultos e crianças) e de seus familiares, que enfrentam doenças que ameaçam a vida. Previne e alivia o sofrimento através da identificação precoce, avaliação correta e tratamento da dor e de outros problemas físicos, psíquicos, sociais, familiares e espirituais”, como define a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Essa abordagem baseia-se nos princípios gerais da OMS de fornecer alívio para dor e outros sintomas angustiantes do paciente, reafirmando a vida e entendendo a morte como processo natural em condições de doença irreversível. Os cuidados paliativos visam integrar aspectos psicológicos, sociais e espirituais no atendimento do paciente, com a elaboração de um plano de cuidados alinhados aos desejos, princípios e valores que asseguram o exercício da autonomia da pessoa doente, para viver o mais ativamente possível até sua morte.

Portanto, nós, paliativistas, usamos uma abordagem interdisciplinar para acessar necessidades integrais dos pacientes e de suas famílias, incluindo o aconselhamento e suporte ao luto. Assim, consideramos que o uso equivocado de termos relacionados aos Cuidados Paliativos é um desserviço ao nosso sistema de saúde, a seus usuários e aos profissionais que honram o compromisso de levar uma assistência de qualidade a todos que necessitam dessa abordagem. Além disso, reforçamos o tema do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos 2021 de não deixar ninguém para trás com equidade no acesso aos Cuidados Paliativos.

Câmara Temática de Cuidados Paliativos do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco