Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Alunas começam a receber absorventes íntimos em olinda

O item será distribuído para alunas dos 10 aos 16 anos

Rayna Marinho, de 14 anos, recebeu, ontem, absorvente íntimo distribuído gratuitamente pela Prefeitura de Olinda. Ela é aluna do 9º ano da Escola Sagrado Coração, no bairo do Amaro Branco, e é uma das 6 mil estudantes da rede que estão sendo beneficiadas pelo projeto idealizado pela gestão municipal. A política pública vem no sentido de combater a pobreza menstrual, em prol da população mais necessitada. Rayna foi a primeira a chegar. “Muita gente não tem condição de comprar e é um gasto que a gente tem todo mês. Vai ajudar muito”, afirmou a estudante.

A secretária executiva de Programas e Políticas Educacionais, Edilene Soares, explicou que para receber o material ou informação sobre o prazo da entrega, a estudante matriculada na rede deve procurar a instituição de ensino. “É um projeto muito importante para todas elas. Esse olhar para o social, esse cuidado próximo, vai potencializar o aprendizado e tornar o nosso cuidado ainda mais efetivo, dentro e fora da sala de aula”, afirmou. Todas as estudantes da rede municipal que fizerem uso do item de higiene serão atendidas pela Secretaria de Educação, Esportes e Juventude de Olinda. Elas têm idade de 10 a 16 anos. A distribuição, iniciada ontem, continuará durante a semana até atender todas as 64 unidades que possuem adolescentes que façam uso.

De acordo com estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU), uma entre dez meninas no mundo tem a vida escolar impactada pela falta de acesso a itens como absorventes, tampões íntimos e coletores menstruais.