Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Estado amplia aplicação da terceira dose

O Governo de Pernambuco autorizou, nesta sexta-feira, a aplicação da terceira dose contra a Covid-19 nos profissionais de saúde que receberam a segunda vacina em 31 de março, seis meses atrás, ou antes. Também foi liberado o reforço para a população a partir dos 60 anos. A estratégia, balizada pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação, foi pactuada com os gestores municipais.

A primeira remessa de imunizantes destinada a esse público está prevista para chegar ao estado na tarde deste sábado, com novos lotes de vacinas da fabricante Pfizer/BioNTech. “Como na primeira fase da vacinação dos profissionais de saúde pernambucanos, no primeiro trimestre de 2021, o estado assumirá a imunização da dose de reforço desses trabalhadores da rede estadual. Já os municípios devem ficar responsáveis pelos serviços municipais, atentos também aos profissionais autônomos da categoria. Dessa forma, reforçaremos ainda mais a imunidade de quem está na linha de frente do combate à pandemia, assim como dos idosos a partir de 60 anos, um dos grupos vulneráveis ao vírus”, disse o secretário estadual de Saúde, André Longo.

O secretário informou ainda que, após reuniões com o Ministério da Saúde, novas doses de imunizantes devem ser enviadas a Pernambuco nos próximos dias, para avanço da aplicação da terceira dose nos profissionais de saúde. “Sabemos do desafio que é administrar a dose de reforço em toda a categoria num curto prazo de tempo. Por isso, precisamos mobilizar esforços para convocar os trabalhadores da saúde e vaciná-los em tempo oportuno”, reforçou.

Segundo o gestor, Pernambuco registrou redução de 5% nas internações por síndrome respiratória aguda grave (Srag), passando para 280 casos, oito a menos do que na semana anterior. “Após três semanas seguidas de oscilação para cima nas notificações de Srag, tivemos uma redução. Em relação à solicitação de vagas de UTI, detectamos estabilidade. São 280 casos na semana 38 que precisaram de suporte na terapia intensiva, oito a mais que a semana 37, mas com redução de casos em comparação aos 15 últimos dias.”

RECIFE
O prefeito João Campos anunciou a abertura do agendamento da terceira dose para os dois grupos autorizados pelo estado e informou que a aplicação será iniciada neste sábado. A marcação deve ser feita pelo aplicativo ou pelo site Recife Conecta. Até o momento, 2.896 pessoas com mais de 60 anos e 41.117 profissionais da saúde estão aptos para a vacinação com a terceira dose, segundo a prefeitura da capital. “Com a chegada de novas doses, a gente abre dois grandes grupos para a dose de reforço. Lembrando que é necessário para tomar a dose de reforço ter tomado a segunda dose há pelo menos seis meses”, anunciou João Campos.