Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

50% da população vacinada

Pernambuco ultrapassou, ontem, a marca de 50% de pessoas que completaram o esquema vacinal contra a covid-19. É um resultado importante, mas há outra preocupação: dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI) apontam que quase meio milhão de pernambucanos estão com a segunda dose da vacina atrasada. O levantamento, que já conta com dados de 95% dos municípios do Estado, leva em consideração o intervalo necessário de cada fabricante e foi divulgado pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, durante coletiva de imprensa.

Ao todo, 486 mil pessoas estão atrasadas para tomar a segunda dose. Destas, 254 mil pessoas tomaram AstraZeneca/Fiocruz, 95 mil pessoas tomaram a Coronavac/Butantan e 135 mil pessoas tomaram a Pfizer/BioNTech.

“Nós continuamos reforçando com os municípios a adoção de estratégias para buscar as pessoas que estejam em atraso. Temos avançado muito na primeira dose, mas precisamos ir buscar todos aqueles que estão com a segunda dose em atraso e obviamente avançar neste processo de imunização completa”, disse o secretário.

“Nós precisamos de uma mobilização de toda a sociedade, de todas as pessoas que exercem algum papel de liderança, seja na área da saúde, do comércio, ou empresarial, para difundir a importância da vacinação pra nossa sociedade. Vamos exercer esse papel de incomodar as pessoas para que elas se vacinem. Este é o esforço que vai fazer com que a gente avance e possa superar a pandemia”, completou Longo. 

O secretário também destacou que este mês de outubro será determinante para Pernambuco avançar na vacinação e continuar no caminho para superar as maiores dificuldades da pandemia. “Hoje temos 50% da população a partir dos 12 anos com o esquema vacinal completo contra covid-19. São mais de 3,8 milhões de pessoas que tomaram as duas doses ou a dose única da Janssen. Mas ainda faltam outros 3,8 milhões.”

Dessa maneira, Longo acrescentou que, neste mês, o governo do Estado terá oportunizado as duas doses da vacina a todos os adultos a partir de 18 anos. “Então, é fundamental que todo esse público atinja o prazo para tomar a segunda dose. Em novembro, deveremos estar em condições de vacinar com a segunda dose todos entre 12 e 17 anos. Então, podemos atingir de 80% a 90% da população completamente vacinada no decorrer de outubro a novembro. Aí, sim, teremos condições de dar alguns passos a mais no sentido de flexibilização das atividades aqui em Pernambuco”, disse.

Atualmente, diante do cenário epidemiológico da covid-19 em Pernambuco, está sustentada a tendência de redução em todos os indicadores da pandemia. Na semana epidemiológica 39, que compreende o período entre 26 de setembro e 2 de outubro, foram registrados 426 casos de síndrome respiratória aguda grave (Srag), o que representa uma queda de 13% em relação à semana 38 (19/09 a 25/09) e de 17% em comparação com a semana 37 (12/09 a 18/09).