Pesquisar
Agendar Atendimento

Serviços

ver todos

Com quase 500 mil com 2ª dose atrasada em Pernambuco, secretário apela por mobilização da sociedade

Pernambuco ainda tem 486 mil pessoas com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada, segundo levantamento apresentado pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (7).

Os dados são do último levantamento coletado pelo Estado a partir do que foi preenchido pelos municípios no sistema do Programa Nacional de Imunização (PNI) – mais de 95% das 184 cidades pernambucanas enviaram os números. 

Para que o Estado alcance números melhores de cobertura vacinal completa, o secretário fez um apelo: que todos continuem reforçando a necessidade de caminhar no processo de imunização completa.

“Precisamos de uma mobilização de toda a sociedade. Para superarmos a pandemia, só com o esforço coletivo de todos para lembrar da importância da vacinação completa com as duas doses”, disse o secretário.

O titular da Saúde ainda sentenciou que “Continuamos reforçando com os municípios a necessidade de adoção de busca ativa para quem está em atraso. Temos avançado muito na primeira dose e precisamos buscar todos aqueles que estão com a segunda dose em atraso”. 

Entre os atrasados, há 254 mil com a segunda dose da vacina da AstraZeneca para receber (prazo de até 90 dias); 95 mil para tomar a CoronaVac (28 dias); e 135 mil para a Pfizer (60 dias). 

“O foco em outubro é para a vacinação completa, toda a sociedade precisa se mobilizar. Precisamos desses dias de mobilização [em alusão ao Dia D], mas todo dia tem que ser de mobilização”, alertou o secretário.

“Eu acho que o bom dia em Pernambuco tem que ser: ‘bom dia, você está vacinado?’; ‘bom dia, você já se vacinou?’. Vamos fazer o papel de incomodar mesmo porque incomodando a gente vai avançar”, finalizou Longo.

Pernambuco aplicou, até a quarta-feira (6), um total de 10.388.369 doses de vacinas contra a Covid-19 na sua população, desde o início da campanha de imunização, em 18 de janeiro deste ano.

Com relação às primeiras doses, foram 6.519.498 aplicações (cobertura de 84,75% da população elegível). Do total, 3.826.402 pernambucanos (49,74%) já completaram seus esquemas vacinais, sendo 3.653.329 pessoas que foram vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outros 173.073 pernambucanos que foram contemplados com vacina aplicada em dose única.

Em relação às doses de reforços, já foram aplicadas 42.469 doses.